comprehensive-camels

CNE: Três mil escuteiros da Região de Setúbal encheram o Montijo para os Jogos da Primavera

20220430-cne-jogos-da-primavera (21)

A Região de Setúbal do Corpo Nacional de Escutas (CNE) encerrou o mês de abril e as comemorações de São Jorge com a festa dos Jogos da Primavera.

Após dois anos em formato online por força da pandemia, os Jogos regressaram em força com a participação da quase totalidade dos agrupamentos da região. A iniciativa levou ao Montijo mais de 3 mil escuteiros das quatro secções e muitos dirigentes, que trabalharam para que este fosse um dia marcante na vida escutista de tantos rapazes e raparigas.

“Depois destes anos é bom voltar a ter a região reunida. Foi bom ver sorrisos e olhos a brilhar…” afirmou a Chefe Regional no final da Eucaristia no Parque Municipal Carlos Hidalgo Gomes de Loureiro, no Montijo.

“Continuem a dar-se sem medida” acrescentou Ana Margarida Chagas, “não há medida para a felicidade… se as forças faltarem continuem a dar-se sem medida. Não há medida para o serviço no que diz respeito aos adultos, como não há medida para a felicidade no que diz respeito aos miúdos” salientou a responsável pelo escutismo na Região de Setúbal.

O Padre João Rosa, Assistente Regional que presidiu à Eucaristia, lembrou que “o escutismo sem fé, é mera atividade juvenil de tempos livres…”. “Podemos saber fazer nós, muitas construções ou ter muitas insígnias nas camisas, mas sem Cristo e sem a fé, estamos longe do ideal escutista” referiu.

 

A Eucaristia foi também ocasião para um gesto solidário, o ofertório recolhido junto de todos os agrupamentos, destinou-se à NOSU (Organização Nacional dos Escuteiros da Ucrânia).

Antes da celebração Eucarística, e diante de todos os presentes, tomou posse o Conselho Fiscal e Jurisdicional recentemente eleito. Foram ainda apresentados os guias eleitos das quatro Secções que representarão a Região de Setúbal no Encontro Nacional de Guias.

Esta foi a 47ª edição dos Jogos da Primavera que, na Região de Setúbal, se realizam na proximidade das comemorações de São Jorge, o patrono do escutismo.

“Dar-me sem medida” foi desta vez o tema inspirador da atividade. A expressão que integra a Oração do Escuta, pertence a Jacques Sevin, um sacerdote jesuíta que fundou o escutismo católico e que foi modelo e inspiração para as atividades destes Jogos.

 

Ao longo do dia, os escuteiros de diferentes idades, percorreram artérias da cidade do Montijo protagonizando jogos onde não faltaram desafios de orientação, destreza, raciocínio e, acima de tudo, oportunidade para crescer na amizade e na fé.

A Chefe Regional, Ana Margarida Chagas, deixou ainda palavras de agradecimento dirigidas aos departamentos pedagógicos que deram forma e sentido aos Jogos, às equipas de animação e aos dirigentes pelo trabalho contínuo junto dos jovens e, um agradecimento especial à Câmara Municipal do Montijo pelo apoio prestado. Reconhecimento também, ao Agrupamento 72 do Montijo, pela disponibilidade para acolher esta atividade na sua cidade.

No próximo ano, será o ano comemorativo dos 100 anos do CNE e espera-se que esta e outras atividades, voltem a concretizar o melhor que o escutismo em Setúbal quer oferecer aos seus jovens.

Junta Regional de Setúbal do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico

 

Partilhe nas redes sociais!
02 de Maio de 2022