Encontro Matrimonial: movimento celebra 40 anos em Portugal com livro e peregrinação a Fátima

20220517-encontro-matrimonial-40-anos

O ponto alto das celebrações será em Fátima, nos dias 28 e 29 de maio, na Peregrinação Nacional do Encontro Matrimonial.

O movimento “Encontro Matrimonial” (EM) celebra os 40 anos de atividade pastoral em Portugal com uma peregrinação nacional a Fátima e a publicação do livro “Decido amar, sou feliz – 40 anos de Encontro Matrimonial em Portugal”.

Na publicação, “faz-se memória sobre a importância que o EM assumiu na vida de tantos casais, sacerdotes e religiosas e onde podem ser encontradas informações sobre as atividades do movimento” explica o movimento em comunicado enviado à Diocese.

De acordo com a organização, a experiência de comunicação permitida pelo movimento permite “construir relações consolidadas e felizes”, contribuindo para a “renovação da Igreja”, em particular do “apostolado do matrimónio e da família”.

O EM é um movimento que visa promover a boa comunicação interpessoal, com especial foco na relação em casal e na relação dos sacerdotes e religiosas com as suas comunidades. Aberto a leigos e a todas as confissões religiosas, encontra-se difundido por mais de 80 países.

A introdução à estratégia e metodologias facilitadoras de uma boa comunicação do movimento são apresentadas por uma equipa (casais e sacerdote), durante um fim de semana (FDS). O primeiro FDS em Portugal realizou-se em janeiro de 1982, data que se está a celebrar.

A par das celebrações nacionais, Portugal acolhe o Conselho Europeu do Movimento, a decorrer entre 26 e 29 de maio em Fátima, com representantes das equipas coordenadoras de Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Espanha, França, Hungria, Irlanda, Itália, Países Baixos e Reino Unido.

Os interessados em adquirir o livro comemorativo dos 40 anos do Encontro Matrimonial em Portugal, deve solicitar para o endereço comunicacao.em@gmail.com.

Para mais informações, consulte encontromatrimonial.pt.

Peregrinação Nacional do Encontro Matrimonial: Programa

Sábado, 28 de maio

10h00 – Acolhimento
10h30 – Palestra “A Esperança no Pós Pandemia” pela Irmã Ana Felício – Auditório Domus Carmeli
13h00 – Almoço no Domus Carmeli (apenas para os membros do movimento)
15h00 – Saudação a Nossa Senhora na Capelinha das Aparições;
15h30 – Tarde de Comunidade: “Viver Comunidade” – Salão da Casa de Retiros Nossa Senhora das Dores
17h30 – Eucaristia com o Conselho Europeu presidida por Dom Augusto César, bispo emérito de Portalegre/Castelo Branco – Capela da Ressurreição na Basílica da Santíssima Trindade
19h30 – Jantar – Domus Carmeli (apenas para os membros do movimento)
21h00 – Encontro do Conselho Europeu com a Comunidade (apenas para os membros do movimento)