comprehensive-camels

Saúde: Conferência “Saúde e Sofrimento Espiritual Refratário em fim de vida”

20220517-conferencia-saude-espiritual-sofrimento - Cópia

Esta quarta-feira, 18 de maio, decorre a Conferência “Saúde e Sofrimento Espiritual Refratário em fim de vida”, tendo como oradora Ángeles Lopez Tarrida, médica do Hospital San Juan de Dios del Aljarafe e docente na Universidad de Sevilla.

A conferência, agendada, para as 10 horas no Auditório Dr. David Ferreira, no Edifício Egas Moniz da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), marca o regresso do Ciclo de Conferências Espiritualidade e Cuidados Paliativo.

“O sofrimento é uma realidade complexa. Isso é particularmente verificável na situação de doença em fim de vida e outras situações de sofrimento severo. As necessidades espirituais quando não são satisfeitas dão origem à angústia espiritual que se pode manifestar na sintomatologia física e mental complexificando a percepção diagnóstica e interferindo na ação terapêutica” explica em nota pública o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN).

“O conceito holístico de saúde sugere então que se falamos saúde física e mental, podemos também falar de saúde espiritual, abrindo novos horizontes para a compreensão do sofrimento humano e na busca de respostas. Neste sentido, a conferência, pela sua novidade, irá constituir um desafio à compreensão da complexidade humana e da sua condição vulnerável” acrescenta a organização.

Esta iniciativa é organizada pelo Serviço de Assistência Religiosa e Espiritual do CHULN em colaboração com o Centro de Medicina Paliativa da FMUL e a Unidade de Cuidados Paliativos do CHULN.

JM

Partilhe nas redes sociais!
17 de Maio de 2022