Pastoral da Cultura: Jornada Nacional abordará a precariedade social, económica, cultural e espiritual

20220518-jornada-nacional-pastoral-da-cultura (1)

“A condição precária – arte.espiritualidade.economia.migrações.cultura” é o tema da Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, agendada para 28 de maio.

“A nossa comum condição precária – numa tripla escala de problema social (laboral, económico, político), de questão cultural e de perspetiva cristã” será a temática aprofundada no encontro nacional, a realizar-se em Fátima.

“A segunda década do presente século foi sob o signo da crise económica, social e política, agravada nos últimos anos pelos efeitos da crise sanitária, a que presentemente se veio juntar a calamidade da guerra na Europa” explica, em nota enviada à Diocese, José Carlos Seabra Pereira, diretor do Secretariado Nacional da Pastoral Cultura.

De acordo com o responsável, a situação de crise resulta no estigma da precariedade, seja laboral, social ou cultural. Por outro lado, a “vida cristã de comunidade não se alheou das suas causas e das suas exigências – sentindo-se profundamente interpelada e procurando reagir coerentemente”.

“Assim, propomos que no próximo dia 28 de maio, sem desconsiderar de modo algum a importância humana e a responsabilidade cristã perante a experiência em chaga viva daquele problema, possamos ir além das causas conjunturais e dos remedeios epidérmicos, para já aí nos enfrentarmos cristãmente com o precário como categoria existencial do humano, mas também para logo pensarmos essa mesma categoria do precário no coração do processo cultural e para daí subirmos ao horizonte da mesma categoria na condição cristã do ser humano”, conclui.

Os painéis da Jornada incluem nomes como Eduardo Paz Barroso (professor, poeta e ensaísta), António Bagão Félix (economista), Isabel Lucas (escritora e jornalista), Valter Hugo Mãe (escrito, editor, artista plástico), Eugénia Quaresma (Diretora da Obra Católica Portuguesa de Migrações) e Rui Spranger (ator, encenador e animador cultural).

A programação contará ainda com a participação em vídeo do Cardeal José Tolentino Mendonça, Bibliotecário e Arquivista Apostólico do Vaticano, poeta e ensaísta, que irá abordar a “Espiritualidade da condição precária”.

A Jornada Nacional da Pastoral da Cultura realiza-se no Aurea Fátima Hotel, em Fátima. A inscrição tem um valor de 12€ com almoço e de 5€ sem almoço.

Inscrições e mais informações aqui.

Acolhimento, confirmação de inscrição

Abertura
D. João Lavrador | Presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais
José Carlos Seabra Pereira | Diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura