Irmãs da Apresentação de Maria: Maria Rivier, fundadora da congregação, foi canonizada

20220520-canonizacao-maria-rivier (3)

No dia 15 de maio o Papa Francisco canonizou em Roma, juntamente com outros 9 santos, Maria Rivier, fundadora das Irmãs da Apresentação de Maria, congregação presente na Diocese de Setúbal desde 1938.

Para dispor o coração para a grande celebração do dia 15, toda a família espiritual da Apresentação de Maria, viveu uma novena preparatória e no dia 14, já em Roma, a vigília, onde todos puderam contemplar e agradecer os traços fortes da vida e espiritualidade de Maria Rivier, esta pequena grande mulher de 1,32 de altura, que ousou fundar uma congregação em plena Revolução francesa, a quem o Papa Pio IX chamou “mulher apóstolo”.

Já no dia 16, com a alma repleta de alegria, em união com toda a Igreja, que apresenta Maria Rivier como modelo de santidade, elevamos o nosso canto agradecido ao Senhor que por nós fez maravilhas, numa bela eucaristia na Basílica de Sta. Maria Maior.

Como nos dizia o Papa Francisco na sua homilia da eucaristia do dia 15 de maio: “Servir o Evangelho e os irmãos, oferecer a própria vida sem retribuição – fazê-lo em segredo: oferecer sem esperar retribuição –, sem buscar qualquer glória mundana, mas escondido humildemente como Jesus: a isto somos chamados também nós. Os nossos companheiros de viagem, hoje canonizados, viveram assim a santidade: abraçando com entusiasmo a sua vocação – uns de sacerdote, outras de consagrada, e outros ainda de leigo –, gastaram-se pelo Evangelho, descobriram uma alegria sem par e tornaram-se reflexos luminosos do Senhor na história. Um santo ou uma santa é isto: um reflexo luminoso do Senhor na história”.

Santa Maria Rivier foi disto em belo e grande exemplo. Dizia ela: “Quem me dera ter mil vidas para ir a todos os lugares do mundo a fim de fazer conhecer e amar Jesus Cristo. Sede um Evangelho aberto onde todos possam ler Jesus Criso”.

Que o seu exemplo e testemunho luminoso nos estimule a todos a caminhar rumo à santidade.

A Congregação foi fundada 1796 por Maria Rivier, em França, no conturbado contexto da Revolução Francesa, precisamente quando se assistia à dispersão e extinção dos Institutos religiosos. Está presente em Portugal, e em particular na Diocese de Setúbal, desde 1938, onde têm a Casa Provincial, o Noviciado (Baixa de Palmela), o Lar de Acolhimento a Criança e Jovens (Comunidade de Nossa Senhora da Saúde, Setúbal) e uma comunidade no Montijo.

Saiba mais sobre as Irmãs da Apresentação de Maria em apresentacaodemaria.pt.

Irmãs da Apresentação de Maria

Mensagem da Superiora Geral das Irmãs da Apresentação de Maria

Neste dia memorável, da Canonização da nossa Fundadora, Santa Maria Rivier, em comunhão com o Santo Padre, com todas as irmãs, nos vinte países onde vivemos a nossa vocação e missão, de Irmãs da Apresentação de Maria e toda a Família espiritual, cantamos louvores ao Senhor!

É com o coração cheio de alegria e de gratidão que vivemos este acontecimento cheio de luz e de vida. Agradecemos ao Pai rico de bondade e de misericórdia, a Jesus Cristo, seu Filho, Mestre e Salvador, ao Espírito Santo, fecundidade divina, por este DOM do Deus Três Vezes Santo. É uma graça de amor, e de paz para a Congregação, para a Igreja e para o mundo.

Agradecemos a beleza espiritual que nasceu do coração, da inteligência, das mãos e de toda a pessoa de Santa Maria Rivier. A ação evangelizadora, a obra de educação e de compaixão que iniciou, cresceu e continua a dar frutos em todos os lugares da terra onde vivem as irmãs da Apresentação de Maria. É o momento da alegria, de grande esperança, e de maior responsabilidade!

Um tempo novo se abre diante de nós, que acolhemos com o dinamismo do Espírito, o entusiasmo da comunhão, a humildade de quem se sente invadido pela ternura de Deus, na força do nosso carisma e da espiritualidade que recebemos em herança de Santa Maria Rivier.

Que a Virgem Maria, nossa Mãe e Guardiã, mulher de escuta, de ternura e de misericórdia, atraia sobre nós, como o fez para Santa Maria Rivier, o dom do Espírito Santo. Que possamos responder com audácia, simplicidade de quem vive o Evangelho do amor ao que Jesus quer para nós, neste momento da nossa história, no coração da Igreja e do mundo.

Rezemos juntos pela Igreja, pelo Santo Padre, pelo caminho sinodal que nos propõe, rezemos pela paz. Confiamos à misericórdia de Deus Pai de bondade, tantas pessoas em sofrimento.

Rezemos juntos pela Congregação, por toda a Família Espiritual de Santa Maria Rivier, pelas nossas famílias. Que saibamos abrir caminhos novos, caminhos de futuro, caminhos que respondam às necessidades reais das pessoas, nas periferias da existência. Onde há um mundo a construir, para que a paz, a justiça, a verdade, o respeito pela dignidade humana estejam sempre na primeira linha.  Lancemos sementes de VIDA, anunciemos o Evangelho da ALEGRIA e da ESPERANÇA!

Madre Maria dos Anjos Alves, pm, Superiora Geral

Irmãs da Apresentação de Maria: Maria Rivier, fundadora da congregação, será canonizada

20 de Maio de 2022