S. Sebastião/Ucrânia: Paróquia promoveu concerto solidário pelas vítimas da guerra

20220525-s-sebatiao-ucrania-concerto-solidario (3)

Foi no passado sábado, dia 21 de maio, que na Igreja de S. Sebastião se realizou mais uma iniciativa dos Amigos da Paróquia, desta vez um concerto solidário pelas vitimas da guerra da Ucrânia, com o tenor João Mendonza e o guitarrista Renato Sousa.

Depois de um minuto de silêncio pelas vítimas da guerra, o Padre Casimiro Henriques deu as boas vindas e agradeceu a todos os presentes, desde logo aos músicos pela sua disponibilidade e em concreto à representação da Embaixada da Ucrânia em Portugal, através do seu Segundo Secretário e família, ao Padre Ivan, em representação da Comunidade Greco Católica Ucraniana e ainda a uma representação do Centro Hospitalar de Setúbal, nas pessoas da Drª Galyna Kostyk e da Drª Zelinda Madeira.

Ao longo de uma hora, o tenor João Mendonza, acompanhado à guitarra por Renato, cantaram e tocaram canções a Maria, como Ave Maria, Recado, Hallelujah, Lágrima, entre outros temas variados, que, em sintonia e a par da acústica especial daquele espaço, encantou e emocionou quem assistiu a este singular concerto e que foi uma igreja repleta de gente.

No final do concerto, foi entregue ao Padre Ivan o montante angariado com as entradas e donativos, assim como parte da venda de todos os CD’s disponibilizados por João Mendonza. Essa verba foi, por sua vez, cedida para acudir a situações concretas e de premente necessidade da Ucrânia e refugiados em situação vulnerável.

Ainda antes da saída, o Padre Casimiro fez os agradecimentos finais e assinalou a generosidade dos músicos e de todos os que participaram. Convidou também todos a rezar uma Ave Maria e foi com sentida fé, que o público em uníssono rezou a Nossa Senhora, para nos trazer a paz.

Sobre João Mendonza

Nascido em Setúbal, foi um dos fundadores dos Passione, projeto pop – lírico em Portugal. Em 2017,  grava o tema “Ave Maria”, que é entregue pessoalmente pelo Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa ao Papa Francisco, como “Oferenda Oficial do Estado Português” aquando da sua visita ao Santuário de Fátima. Em 2018, canta em Roma e é convidado pelo Estado do Vaticano, para uma audiência com o Santo Padre onde recebe de suas mãos uma Benção Papal. No verão de 2019, entrega também o tema “Ave Maria” ao líder espiritual budista Dalai Lama, no seu exílio no norte da Índia.

Após uma passagem pela televisão, participou no programa “All Together Now” da TVI, onde bateu o recorde com 100 pontos. Cantou no passado mês de Abril, na Basílica do Senhor do Bonfim de Salvador da Bahia, igreja irmã de Setubal, regressando esta semana de Itália, onde representou Portugal na celebração de Santa Maria Rivier, em Castel Gandolfo, a residência de Verão de Papa Francisco. Tem apresentado desde março, concertos dedicados ao Povo Ucraniano, sempre acompanhado pelo guitarrista setubalense, Renato Sousa.

Isabel Melo, P’los Amigos da Paróquia de São Sebastião

Fotos: Simões da Silva