O Padre Leonardo Hilunanye, proveniente da diocese angolana de Ondjiva, foi nomeado, no passado dia 12 de maio, Vigário Paroquial da Paróquia de Almada.
A nomeação emitida pelo Administrador Diocesano, Padre José Lobato, tem validade durante o período de Sede Vacante, cessando em simultâneo com o seu ofício.
“Dou, em nome de toda a Diocese de Setúbal, as boas-vindas ao Padre Leonardo Hilunanye e rezo ao Bom Pastor para que sempre o inspire, o fortaleça e o ajude a cultivar connosco laços de comunhão fraterna”, acrescenta ainda a nomeação.
Nomeação
Encontrando-se a Diocese de Setúbal na situação de sede vacante, compete ao Administrador diocesano providenciar pelo regular funcionamento das instituições da Diocese, de modo que a Igreja particular cumpra, apesar da ausência do Bispo diocesano, a sua missão de evangelização, santificação e comunhão na caridade.
Tendo, ainda no governo do nosso anterior Bispo, D. José Ornelas Carvalho, sido estabelecido um acordo entre o então Bispo de Setúbal e D. Pio Punhyati, Bispo de Ondjiva, Angola, quanto à vinda do presbítero Leonardo Hilunanye desta diocese para prestar cooperação pastoral ao pároco de Almada, exercendo o ofício de Vigário paroquial, eu, na qualidade de Administrador Diocesano de Setúbal desde 14 de março de 2022, decido concretizar este acordo recorrendo às disposições canónicas que me são permitidas.
Assim, nomeio Vigário Paroquial da Paróquia de Almada, da diocese de Setúbal, Portugal, o Rev.do Padre Leonardo Hilunanye, da diocese angolana de Ondjiva, com o acordo do seu Bispo D. Pio Punhyati.
Este presbítero terá na paróquia de Almada os direitos e deveres que o Direito Canónico atribui ao ofício de Vigário Paroquial (cf. cânones 545-552), à exceção do previsto no cân. 549.
A nomeação que ora faço cessa em simultâneo com o meu ofício do Administrador diocesano, competindo ao novo Bispo decidir sobre o futuro desta nomeação.
Dou, em nome de toda a Diocese de Setúbal, as boas-vindas ao Padre Leonardo Hilunanye e rezo ao Bom Pastor para que sempre o inspire, o fortaleça e o ajude a cultivar connosco laços de comunhão fraterna.
Setúbal, Cúria Diocesana, 12 de maio de 2022
Padre José João Aires Lobato
Administrador diocesano de Setúbal