Sínodo: Diocese de Setúbal apresenta síntese diocesana

20220528-sinodo-sintese-diocesana-1280x896

A Diocese de Setúbal divulga, hoje, a síntese diocesana do Sínodo dos Bispos 2021-2023, com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

O documento publicado no site da Diocese de Setúbal (em https://diocese-setubal.pt/sinodo), e enviado aos párocos e coordenadores locais, resulta da escuta sinodal realizada nas comunidades entre janeiro e abril deste ano, e após a realização do encontro diocesano de coordenadores locais onde os presentes expressaram, de forma unânime, a sua identificação com a síntese apresentada e tiveram a possibilidade de sugerir alterações que foram integradas neste mesmo documento.

Na nota introdutória do documento com dez páginas, a equipa coordenadora do processo sinodal na diocese sadina indica que “apesar das problemáticas não serem novas na reflexão da Igreja, denotou-se uma abordagem aberta, livre e motivante para todos os que participaram”.

O documento sublinha ainda que a “síntese foi elaborada num contexto muito particular que a Diocese de Setúbal está a viver marcado pela situação de “sede vacante”, aguardando a nomeação do seu novo bispo” e que, por isso, será necessário aguardar pelo “tratamento dos dados que venha a resultar num eventual programa pastoral para a Diocese, com medidas concretas”, podendo servir, também, “de itinerário para a celebração dos 50 anos da criação da Diocese de Setúbal, como estava inicialmente pensado”.

Participaram, neste processo diocesano de escuta sinodal, 50 paróquias e 5 outras realidades eclesiais, resultando num total de 6475 participantes, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos.

“Ao analisar os dados da participação das Vigararias, partindo do número de Paróquias que as constituem – refere ainda o documento hoje publicado – podemos obter os seguintes resultados: Vigararia de Almada com 100%; Vigararia do Barreiro/Moita com 100%; Vigararia de Sesimbra/Palmela com 100%; Vigararia da Caparica com 87,5%; Vigararia de Setúbal com 66,7%; Vigararia do Seixal com 55,6% e a Vigararia do Montijo com 18,18%”.

Clique na imagem em seguida para ler todo o documento.

AS

28 de Maio de 2022