Ensino Superior/IPS: Finalistas convidados “a um futuro de serviço e compromisso”

20220603-bencao-finalistas-ips-04

No passado Domingo, dia 29 de maio, em dia da Ascensão do Senhor, realizou-se a bênção dos finalistas de 2022 do Instituto Politécnico de Setúbal. No seu campus académico presidiu à Missa o Padre José Lobato, administrador diocesano, que saudou calorosamente os jovens finalistas, felicitando-os e motivando-os a um futuro de serviço e de compromisso.

A Pastoral do Ensino Superior de Setúbal procurou envolver os jovens finalistas na preparação e concretização da referida celebração, em sintonia com a escola e com a associação académica.

A celebração realizou-se num ambiente sereno e de grande alegria, com uma disponibilidade à participação muito interessante dos presentes, nomeadamente dos estudantes, com as suas capas e fitas, que deram brilho ao momento celebrativo. Destaca-se ainda a presença massiva dos finalistas e seus familiares, ao ponto de o recinto ter ficado praticamente lotado para a cerimónia.

Padre Álvaro Lago, assistente da Pastoral Universitária do Ensino Superior de Setúbal

“Ao longo destes anos não escondi a minha fé” – Testemunho de Gabriela Godinho, aluna finalista

O meu nome é Gabriela, tenho 21 anos e sou finalista do curso de Gestão da Distribuição e da Logística do Instituto Politécnico de Setúbal. No passado domingo, dia 29 de maio, tive a oportunidade de realizar a minha bênção de finalista, numa Eucaristia presidida pelo Padre José Lobato e concelebrada pelo Padre Álvaro Lago, acompanhada por todos os meus colegas e amigos de curso e faculdade.

A bênção dos finalistas e das suas pastas é um momento muito marcante para todos os jovens estudantes, uma vez que marca o fim de uma etapa e início de outra. Para mim não foi diferente. Vivi a Eucaristia com alegria e nostalgia por ter tido a oportunidade de ler a Oração dos Fiéis e “encantada” pelos meus colegas e amigos respeitarem a cerimónia, mesmo que esta não significasse o mesmo para eles.

Os três anos em Setúbal foram enriquecedores, não só enquanto estudante e profissional, mas também enquanto jovem católica, uma vez que tive a oportunidade de desenvolver a minha fé em vários movimentos e momentos. Fiz parte da Missão País, enquanto missionária e chefe, acompanhei os Convívios Fraternos, integrei o Departamento de Comunicação do Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal, continuei a dar catequese, que se tornou um desafio pois consegui conjugar os estudos com responsabilidades, e, quando precisava de me acalmar e refleti, tive a oportunidade de visitar a Igreja das Praias do Sado, um local que se tornou o meu “refúgio”.

Ao longo destes anos não escondi a minha fé, falava com os meus amigos da faculdade, partilhava as minhas histórias, os meus pontos de vista, as minhas dúvidas e incertezas, no fundo espalhava a minha fé através de palavras e ações, e sei que, de uma forma ou outra, deixei uma semente.

Foram anos intensos a nível emocional, mas a verdade é que aprendi a adorar e confiar nAquele que me fortalece, e a ter serenidade “para aceitar as coisas que não consigo modificar e coragem para modificar as que posso.”

Gabriela Godinho

03 de Junho de 2022