LOC/MTC: «Dignificar o trabalho, cuidar da casa comum» é o tema do congresso nacional

20211020-logo_loc-mtc

A LOC/MTC – Movimento de Trabalhadores Cristãos realiza o seu 18º congresso nacional nos dias 10 e 11 de junho, na Unidade Hoteleira do Inatel (Luso – Mealhada – Coimbra) que tem como tema «Dignificar o trabalho, cuidar da casa comum».

Este órgão de decisão, que reúne de três em três anos, congrega os delegados dos grupos de militantes e vários outros membros deste movimento e contará também com representantes de organizações e associações civis e religiosas, de movimentos congéneres da Europa e do Movimento de Trabalhadores Cristãos Europeus.

O documento de Linhas de Orientação, com a temática «Dignificar o Trabalho Cuidar da Casa Comum» que será proposto para aprovação no congresso, foi elaborado a partir das revisões de vida operária dos grupos e melhorado posteriormente, pelas propostas vindas também dos grupos de militantes da LOC/MTC, realça uma nota enviada à diocese.

Uma reflexão o olhar “atento e conhecedor de quem vive e sente as angústias e as esperanças nestes tempos difíceis de guerra e de carestia de vida, a desvalorização e degradação do trabalho humano, nos empregos precários, na insegurança, nos baixos salários e pensões, com níveis de empobrecimento que atingem muitos trabalhadores apesar de terem trabalho”.

A Liga Operária Católica – Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) é um movimento especializado da Ação Católica que, atua pelo seu testemunho da mensagem cristã, no mundo do trabalho e da família, refere.

Sexta, 10 de junho de 2022

09:00 Acolhimento e entrega do material do Congresso

10:00 – Sessão de abertura do Congresso

10:45 – Oração da manhã e relançamento dos trabalhos

11:00 – Tempo dedicado às dioceses – Apresentação

11:45 – Aprovação do Regulamento do Congresso

12:00 – Intervalo

12:15 – Apresentação do Relatório de Atividades e Contas do Exercício

13:00 – Almoço

14:30 – Continuação Relatório e Contas.

15:15 – Apresentação das Linhas de Orientação 2022 a 2025

15:30 – MESA REDONDA: “Dignificar o Trabalho, Cuidar da Casa Comum”:

• Cuidar da Casa Comum, Francisco Ferreira da ZERO
  • Dignificar o Trabalho, José João Rodrigues, Casa do Sal F. Foz e José Manuel Duarte da LOC/MTC.

16:30 – Debate

17:30 – Intervalo

18:00 – Discussão e aprovação das Linhas de Orientação

19:00 – Assembleia Eleitoral, aprovação do regulamento e eleições

20:00 – Jantar

21:45 – Noite Festiva com Associação Filarmónica do Luso

23:30 – Encerramento do dia

Sábado, 11 de junho de 2022

08:00 – Pequeno almoço

09:00 – Principais desafios para o próximo triénio: 2022 a 2025

10:00 – Intervalo e deslocação para a Igreja paroquial do Luso

10:30 – Celebração da Eucaristia – Preside D. Virgílio, Bispo de Coimbra

Louvor e ação de graça por bons resultados do Congresso

12:00 – Moções, debate e votação

– Intervenção e despedida dos representantes do KAB

13:00 – Almoço

15:00 – Sessão de Encerramento.

A palavra aos Coordenadores nacionais e Convidados  (Nacionais e estrangeiros)

17:30 Conclusões

17:45 – Final dos trabalhos do XVIII Congresso Nacional da LOC/MTC