Ordenações Presbiterais: Conheça os novos sacerdotes da Diocese de Setúbal

20220617-ordenacoes-novos-presbiteros

Este domingo, 19 de junho, a Diocese de Setúbal vai testemunhar a ordenação de três novos sacerdotes. A dias da ordenação presbiteral, os três jovens diáconos dão a conhecer o seu percurso de vida, o que suscitou a sua vocação e as suas expetativas para vida de entrega a Jesus e ao serviço da Igreja, de modo particular através do sacerdócio.

Os três diáconos frequentaram o Seminário Maior de São Paulo, em Almada, e foram ordenados diáconos a 8 de dezembro de 2021, Solenidade de Santa Maria da Graça e Dia da Diocese de Setúbal, por D. José Ornelas. É o mesmo prelado, agora Bispo de Leiria-Fátima, que vai presidir à ordenação presbiteral, na Sé de Setúbal.

Diácono Afonso Pereira

Afonso Pereira é um dos diáconos que vai ser ordenado presbítero na Catedral diocesana. Tendo vivido grande parte da sua vida em Pinhal de Frades, a integração no escutismo e no Pré-Seminário, foram determinantes na sua caminhada. Durante a entrevista explicou, “Quero ser um padre de Jesus e um padre que sabe que o lugar dele é na cruz com Jesus a dar e a ser sinal deste amor, desta fidelidade, desta entrega de Jesus àqueles a quem alimenta e a quem se dá. Quero, portanto, ser um padre que permaneça na consciência de querer ser fiel a este dom e esta entrega.”

José Cachaço será ordenado presbítero no próximo domingo. Nasceu em Ponta Delgada, Açores, mas veio em criança para Almada. Pelo escutismo, começou a frequentar a Paróquia de Cacilhas e, depois da formação superior em Engenharia, decidiu entrar no seminário e abraçar a vocação ao sacerdócio. “Quero ser o padre que a Igreja me pedir para ser, que o Espírito Santo me guiar para ser, que saiba ler as coisas que aparecem e conduzir as pessoas para Jesus. Mais do que fazer planos e projetos meus, é saber estar disponível para aquilo que o Espírito suscita.”

Diácono José Raposo

Proveniente do Alentejo, o Diácono José Raposo foi professor do 1.º Ciclo e chega à Diocese de Setúbal quando entra como educador na Casa do Gaiato. Mais tarde, é do Cristo Rei que vai para o Seminário de Almada. “Quero ser um padre humilde, que vive a pensar em especial no próximo, a cuidar das periferias, dos que estão mais longe. Um padre despojado que quer viver no serviço, que quer lavar os pés e quer aprender. Quero, acima de tudo, aprender a ser padre para poder ser, cada dia, melhor padre”, explicou.

Ordenações: Diocese de Setúbal terá três novos presbíteros

AS e JM