Plenário do Clero: Jornada Mundial da Juventude em destaque no próximo ano pastoral

20220617-plenario-do-clero (1)

Na manhã da passada quarta-feira, dia 15 de junho, o Clero de Setúbal reuniu-se em plenário no Seminário de Almada. O Administrador Diocesano, Padre José Lobato, numa altura em que a Diocese sadina está vacante, a aguardar nomeação de um Bispo, relembrou “a necessidade da oração pela eleição do novo Bispo”.

A preparação para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, o Sínodo dos Bispos 2021-2023 com o tema “Para uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”, e um breve balanço do projeto-piloto da Academia Fé e Cultura foram os temas em destaque nesta manhã de reunião do Clero porque, de acordo com o Padre José Lobato, foram os que marcaram os últimos meses da vida diocesana.

“Após a transferência de D. José para a Diocese de Leiria-Fátima – disse o Administrador Diocesano ao clero presente – para além da corrente e fundamental vida cristã sacramental e missionária que decorreu com as limitações impostas pela pandemia, demos especial atenção aos pontos que hoje vão ser objeto de informação e reflexão”.

O Delegado Diocesano para a Ação Pastoral, Padre Luís Ferreira, antes de passar a palavra aos restantes intervenientes, relembrou as datas do calendário diocesano para o próximo ano pastoral, algumas delas já divulgadas previamente aos vigários forâneos que continuam a reunir com regularidade.

A coordenadora do Departamento da Juventude, Ana Lúcia Agostinho, apontou as ações pastorais que estão programadas para o ano pastoral 2022-2023 e que vão incidir, maioritariamente, na preparação logística e espiritual da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que decorrerá em Lisboa, em Agosto de 2023. Apresentou, ainda, o jovem João Marques como novo coordenador do Comité Organizador Diocesano (COD) da JMJ, que esclareceu o ponto de situação em relação ao acolhimento, logística e voluntariado da Jornada.

Relativamente à fase diocesana do Sínodo dos Bispos 2021-2023, o Padre José Pinheiro, coordenador da comissão diocesana, sublinhou que a equipa sentiu “entusiasmo por parte das comunidades e dos sacerdotes” e que “as sínteses espelharam o diálogo e oração dos que participaram no processo sinodal”. Admitindo que este é apenas “o princípio de um processo que está lançado” e que “o objetivo é que cada comunidade crie o seu próprio ritmo sinodal”, espera que o futuro traga “comunidades mais missionárias”.

O balanço do projeto-piloto da Academia Fé e Cultura foi apresentado pela sua coordenadora, Maria da Graça Pacheco, indicando que no próximo ano pastoral irá ser mantido o modelo do ano transato devido ao facto de a Diocese de Setúbal se encontrar a aguardar um novo Bispo.

“Envolvidos pelos sucessores dos Apóstolos”

Na sua intervenção inicial, o Padre José Lobato sublinhou, ainda, a presença de D. Gilberto dos Reis, Bispo emérito de Setúbal, na Quinta-feira Santa, a presença do Núncio Apostólico, D. Ivo Scapolo, no dia do Corpo de Deus, e a presença esperada de D. José Ornelas, agora Bispo de Leiria-Fátima, nas ordenações presbiterais do próximo Domingo.

“Estas presenças não têm outra finalidade senão a de, em tempo de sé vaga, os diocesanos sentirem-se envolvidos, sacramental, e também afetuosamente, pelos sucessores dos Apóstolos que nos estão mais próximos não pela quilometragem, mas pelas funções de cuidarem do povo de Deus, sobretudo daquela porção que se encontra à espera de um pastor, esse sim, próximo no território e no cuidado pastoral”, afirmou o Administrador Diocesano.

AS

17 de Junho de 2022