Clero: Comunidades convidadas a rezar pela santificação dos sacerdotes

20220623-oracao-pelos-sacerdotes-facebook

O Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes assinala-se esta sexta-feira, 24 de junho, quando a Igreja Católica celebra a Solenidade litúrgica do Sagrado Coração de Jesus.

A Comissão Episcopal Vocações e Ministérios publicou subsídios para este dia, uma oração e uma pagela, e uma nota onde o seu presidente assinala que o “chamamento de Deus é dirigido a todos os batizados e, por maioria de razão, aos sacerdotes”.

D. António Augusto Azevedo destaca que o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes vai ganhando “uma atualidade maior” e convidou cada cristão e comunidade a rezar pelos presbíteros.

O presidente da CEVM, da Conferência Episcopal Portuguesa, recorda que dia já tem mais de 25 anos e foi proposto pelo Papa São João Paulo II, “com toda a preocupação que ele tinha pela renovação da vida sacerdotal”.

O bispo de Vila Real acrescenta que se tem “mantido essa prática” de convidar a Igreja a “rezar por esta causa da Santificação dos Sacerdotes”, na solenidade do Coração de Jesus a Igreja.

“Cada sacerdote precisa de ter um coração de pastor e de cultivar a paixão pelo rebanho de Deus, estando atento à vida das ovelhas a si confiadas e disponível para ir à procura da que anda perdida. Mas o desafio da santificação não deve ignorar que o sacerdote não é um super-homem, é uma pessoa humana com as suas fragilidades e grandezas”, desenvolveu.

Na nota para o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, D. António Augusto Azevedo explica que para um “melhor cumprimento da sua missão”, os sacerdotes precisam de sentir “a estima e o apoio do povo de Deus” e a oração, na sua variedade de formas e expressões, “é um grande meio para os ajudar espiritualmente”.

“Nesta jornada, sintamos como a força da oração pode ser geradora de vida nova em cada um que reza, naqueles por quem rezamos, bem como no conjunto da Igreja”, acrescenta no documento.

O Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero é assinalado na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, comemorada na segunda sexta-feira, após a solenidade do Corpo de Deus.

Oração: Coração de Pastor

Dá, Senhor, aos nossos padres um coração de pastor,
livre do afã do prestígio, mas com o ardor do serviço,
que não se impõe, mas se dispõe a anunciar
o desígnio de salvação do Pai e a proclamar o teu Evangelho.

Dá, Senhor, aos nossos padres um coração de pastor,
que se alimenta quotidianamente da Eucaristia
e a todos oferece a tua Palavra e o teu Corpo,
tornando presente a tua entrega de amor até ao fim.

Dá, Senhor, aos nossos padres um coração de pastor,
que sofre com as angústias e dores da sua comunidade,
procurando defender cada vida, proteger a inocência das crianças,
zelar pela dignidade e direitos dos mais frágeis e esquecidos.

Dá, Senhor, aos nossos padres um coração de pastor,
que aponte caminhos de libertação, de pacificação e de crescimento,
infunda em todos a esperança e o desejo da santidade
e desafie os jovens para grandes causas e ideais.

Dá, Senhor, aos nossos padres um coração de pastor,
que una e reúna em presbitério para tornar visível a tua presença
e com a força suave do Espírito
dê testemunho de um ministério fiel, fiável e feliz.

Dá, Senhor, aos nossos padres um coração de pastor,
rico de sabedoria e de humanidade,
semelhante ao teu coração de Bom Pastor, ao de José e ao de Maria,
tua Mãe e nossa Mãe, Mãe da Igreja e Rainha da Paz. Ámen!