comprehensive-camels

Juventude/Setúbal: Paróquias de São Sebastião e Coração de Maria promovem Jornada Mundial da Juventude de forma criativa com cultura e desporto

20220618-sao-sebastiao-coracao-maria-lancamento-jmj-festival (2)

No passado fim de semana, as Paróquias de São Sebastião e Coração de Maria, em Setúbal, promoveram o lançamento oficial da JMJ nas suas comunidades paroquiais, e que teve como ponto alto um Festival da Juventude que convidou coletividades e associações civis para dar a conhecer Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

“Decidimos fazer o lançamento oficial das Jornadas a nível das paróquias, como nos foi o que nos foi proposto pela diocese, e decidimos fazê-lo de forma diferente e original, como pede o Papa Francisco, para sermos poetas e criativos”, conta Vasco Gonçalves, do Comité Organizador Paroquial e do Comité Organizador Diocesano.

No jardim de Palhais, várias atividades, juntaram jovens ligados às paróquias e outros envolvidos em iniciativas juvenis em associações e coletividades, que entre atuações de música, dança, demonstrações, jogos tradicionais, e projeção de vídeos sobre a JMJ Lisboa 2023. A juventude foi protagonista deste festival que foi o ponto alto do fim de semana.  

O programa já tinha começado na sexta-feira à noite, na Igreja do Coração de Maria, com um terço jovem animado pelos grupos juvenis dos vários setores das duas Paróquias.

Ainda no sábado de manhã, antes do festival, decorreu o torneio de futebol JMJ23 que envolveu a participação de jovens das duas paróquias e de clubes e coletividades locais, entre os quais a Casa Gaiato de Setúbal, o Grupo Desportivos “Os Amarelos”, o União de Futebol Comércio e Indústria e a Escola Secundária Sebastião da Gama. Foi assim mais uma forma de levarmos a JMJ a esta realidade desportiva local, permitindo os jovens desportistas destes clubes ficarem a conhecer o que é a JMJ, através daquilo que mais gostam de fazer.

Para encerrar o programa, no domingo teve lugar uma procissão onde os jovens levaram pelas ruas réplicas dos símbolos das JMJ, a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Saulus Populi Romani, juntamente com bandeiras de vários países. Seguiu-se depois a Eucaristia na Igreja de São Sebastião dedicada à JMJ Lisboa 2023, e que contou com a presença de representantes da Câmara Municipal de Setúbal, da Junta de Freguesia de São Sebastião, da Comunidade Católica Ucraniana de Setúbal, de dirigentes do movimento associativo local, além da Representante do Comité Organizador Vicarial de Setúbal da JMJ, Sofia Costa.

Paróquias de São Sebastião e do Coração de Maria – Setúbal

Juventude: Paróquias de São Sebastião e Coração de Maria lançaram JMJ de forma original com arte e desporto

Partilhe nas redes sociais!
23 de Junho de 2022