Trafaria/Bairro do 2º Torrão: Capela “inaugurada” com a celebração dos sacramentos de iniciação cristã

20220626-Capela-Bairro-2-Torrao-07

No passado Domingo, dia 26, como que foi “inaugurada” a Capela do Bairro do 2º Torrão, na Trafaria. De facto, e uma vez que estamos sem Bispo diocesano, não se procedeu à bênção da Capela esperando-se que a mesma se possa realizar por quem suceder ao Senhor D. José Ornelas.

Certo é que o nosso anterior Bispo se empenhou pessoalmente na concretização desta iniciativa de em ordem a dotar de Capela — dedicada a S. José Operário — o Bairro do 2º Torrão. Deve-se-lhe, também, a iniciativa de atribuir a renúncia quaresmal da Diocese de Setúbal, em 2018, para a construção desta Capela. Com essa partilha, e com muitos outros gestos de caridade dos irmãos na fé, conseguiu-se chegar agora a este momento culminante de empenho e de beleza na fé.

Com o contributo do trabalho muito empenhativo de um muito vivo grupo de catequistas e voluntários (os mesmos também que mantiveram a funcionar uma cozinha solidária durante os meses mais agudos do confinamento) e a fidelidade da comunidade local, muito se caminhou em ordem a poder dotar aquele que é hoje o maior bairro de lata da nossa Diocese, de um local de culto, portanto, de um bela Casa para acolher os dons de vida de Deus em favor dos seus pobres.

Neste mesmo sentido, aliás, uma nota justa de reconhecimento da colaboração de quem tem autoridade sobre os terrenos do Bairro, das autoridades e associações locais em favor deste projecto.

Por conseguinte, e finalmente, na presença da comunidade católica do Bairro, e ainda de numerosos fiéis que se quiseram juntar a esta celebração, decorreu este Domingo a celebração da Santa Missa presidida pelo P. Marco Belchior, pároco da Trafaria. Durante mesma, o P. Marco celebrou um baptismo e crismou cinco adultos. Fizeram, também, a Primeira Comunhão 10 crianças, a qual lhes foi ministrada pelo P. Pedro Quintela. Grande e piedoso desempenho do coro local!

O projecto de arquitectura é da autoria de Tomás Azevedo Neves. Quanto ao mobiliário litúrgico, a Capela ficou ornamentada com um altar, ambão, presidência e uma grande porta da autoria do escultor Paulo Neves. Acresce, ainda, uma pintura de S. José da autoria do padre Samuele Lando, missionário do Caminho Neo catecumenal na Dinamarca, local onde o mesmo quadro foi pintado… Faltam ainda alguns acabamentos e dois painéis de pinturas que deverão ser colocados dentro em breve.

P. PQ

29 de Junho de 2022