Convívios Fraternos: jovens desafiados a procurar “Novos Sentidos” na conclusão do ano pastoral

20220625-convivios-fraternos-encontro-diocesano (3)

Cerca de 50 jovens reuniram-se na Igreja de Nossa Senhora da Esperança, Paróquia da Quinta do Conde, no sábado 25 de junho, para o Encontro Diocesano do Movimento dos Convívios Fraternos.

O ano pastoral do movimento juvenil foi concluído com festa e “ritmos de dança” na Quinta do Conde. Os convivas foram convidados a fazer uma viagem pelos sentidos, os “Novos Sentidos”, fio condutor dos encontros vicariais que o movimento realizou ao longo do ano.

A manhã começou com acolhimento, oração e dinâmicas associadas aos cinco sentidos. A experiência sensorial permitiu aos jovens aperceberem-se da realidade da sua existência e da presença de Deus nas suas vidas, através dos sentidos.

“Tive o privilégio de poder participar no encontro Diocesano dos Convívios Fraternos de Setúbal. O encontro aproximou-nos a todos de Deus e dos nossos irmãos convivas” conta Cátia Gonçalves, uma das jovens participantes.

“Penso que falo por todos quando digo que foi um encontro onde o amor, a amizade e a fraternidade andaram no ar. E este ambiente fraterno só pode advir do Espírito Santo e daqueles que se unem por amor a Deus. E como se sente o amor daqueles que, se unem pela fé, neste movimento” acrescentou.

Ao início da tarde foi celebrada Eucaristia, presidida pelo Padre José Maria Furtado, assistente do movimento. O encontro terminou com a gravação do videoclipe da música “STOP” um original do movimento dedicado ao tema do ano “Novos Sentidos”.

Os Convívios Fraternos é um movimento de espiritualidade e de ação de jovens e casais católicos que propõe a vivência, testemunho e Boa Nova de Jesus Cristo através da participação num “Convívio Fraterno”.

Nos mais de quarenta anos de presença do movimento na Diocese de Setúbal, contabilizam-se atualmente 86 convívios fraternos de jovens e 10 convívios de casais. Ao todo, estima-se que já tenham feito Convívio Fraterno na Diocese de Setúbal cerca de 2760 jovens.

Secretariado Diocesano dos Convívios Fraternos de Setúbal

30 de Junho de 2022