Cursilhos de Cristandade: “Unidos à videira que é Cristo” – Ultreia Diocesana encerrou ano pastoral

20220626-MCC-Ultreia-Diocesana-03

O Santuário do Cristo Rei em Almada acolheu, no passado domingo, dia 26 de junho, a Ultreia Diocesana do Movimento dos Cursilhos de Cristandade da Diocese de Setúbal (MCC) que, assim, assinalou o encerramento das atividades deste ano pastoral.

Este ato do MCC, que contou com a presença de mais de 80 cursilhistas oriundos de toda a Diocese, foi iniciado com as boas-vindas da Presidente do Secretariado Diocesano, Mariana Dias, a qual dirigiu aos presentes, palavras de incentivo pela sua perseverança no caminho de e para Cristo, através do MCC.

Como é usual em Ultreias do MCC, foi prestado testemunho de 4º Dia pela nossa irmã em Cristo, Maria Seabra, da Paróquia de Vale Milhaços, com um longo e frutífero percurso no MCC, já que realizou o 48º Cursilho de Mulheres desta Diocese, tendo a sua partilha partido da leitura do Evangelho.

O forte testemunho de vida cursilhista da Maria Seabra, assente no tripé da Piedade, Estudo e Ação, tripé este que deve conduzir cada cursilhista e a comunicação da sua experiência em grupo, no qual está integrada há muito anos, levou a que, de seguida, muitos outros irmãos fizessem ressonância ao que tinham acabado de ouvir, vindo, também eles, a partilhar os seus quartos dias.

A Ultreia Diocesana integrou uma Eucaristia, momento alto de comunhão do amor de Cristo por cada um dos presentes, a qual foi celebrada pelo Padre João Nabais Dias, pároco da Paróquia do Divino Espírito Santo, no Montijo.

Todos nós, cursilhistas presentes nesta Ultreia, pudemos, através da sua homilia, continuar a aprofundar as raízes que nos unem à videira que é Cristo, uma vez que o Padre João Nabais Dias, sendo ele, também, Cursilhista da Diocese de Setúbal, conhece bem o Movimento, a sua essência, método e finalidade.

Esta reunião das reuniões de grupos terminou, em clima de imensa alegria, com um convívio entre todos, no espaço ao ar livre do Santuário.

De Colores!

Isabel Camacho – Cursilhista do Montijo