Corpo Nacional de Escutas: Conselho Regional apresenta novidades formativas

20220701-CNE-Conselho-Regional-05

O Conselho Regional da Região de Setúbal decorreu na sexta-feira dia 1 de julho na igreja de Fátima na Cova da Piedade.

Os trabalhos iniciaram-se com a votação para a eleição do presidente da Comissão Eleitoral, centrada na única candidatura apresentada. O dirigente Filipe Passos, do Agrupamento 543 da Cova da Piedade, foi assim eleito após o escrutínio que resultou na quase totalidade de votos favoráveis.

Antes da votação do Plano e Orçamento para o ano 2022/23, a Chefe Regional tomou a palavra para sublinhar o que considerou dois aspetos essenciais do ano: o Centenário do CNE e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

No seu entender, estes são temas que irão dominar grande parte das atividades do ano. Não sendo a JMJ uma iniciativa do CNE, Ana Margarida Chagas sublinhou que os agrupamentos acabarão por se integrar nas iniciativas paroquiais e diocesanas. Quanto ao Centenário, ele desafia a que todas as atividades se enquadrem nesta temática. Um alinhamento transversal que passará pelos agrupamentos, e pela região em iniciativas como os Jogos da Primavera.

Este Plano e Orçamento contempla também algumas novidades formativas e a continuidades de outras.

A Secretária Regional para os Recursos Adultos destacou algumas apostas nas áreas pedagógica e de formação. Uma primeira destinada a dirigentes Chefes de Unidade ou aqueles que se preparem para o ser. Mónica Lopes revelou que esta iniciativa de formação terá o nome de “IMPELE.

Uma segunda proposta passa pela continuidade do “Infinita… mente” que já decorreu este ano, e que se destina à formação espiritual dos dirigentes e candidatos. Com quase trinta participantes, a primeira edição revelou-se importante, constituindo uma formação relevante a repetir. Para este primeiro grupo que completou a formação e que pede continuidade, será realizada uma nova etapa formativa com o nome de “SIM…SER…A…MENTE. Serão cinco sessões mais viradas para o aprofundamento do Tempo do Advento e do Natal e das figuras típicas associadas a estes tempos litúrgicos.

Uma terceira atividade, que se iniciou no presente ano com uma adesão satisfatória, foi o “FYAT que deriva do “sim, faça-se” dito por Maria perante a notícia do Anjo. Esta iniciativa para caminheiros, em último ano de Clã, antevê o facto de alguns deles serem convidados a integrar Equipas de Animação e, nesta circunstância, quer fornecer os conteúdos do Encontro Inicial, para que assumam essa missão nos agrupamentos com a devida preparação. Para todos, será ocasião para preparar a sua partida e entrada na vida ativa após o seu percurso escutista. No próximo ano, esta atividade irá decorrer no início de maio.

Milene Santos, Secretária regional Pedagógica, apresentou a “DOCA, cujo imaginário provém das docas de pesca, portos seguros que acolhem as embarcações.

Será um encontro dinâmico de dois dias, para Equipas de Animação, em parceria com as áreas da formação e dos projetos. Constará de módulos formativos, debates e contacto com projetos de âmbito nacional e internacional que sejam modelos de inspiração para atividades a desenvolver a nível local.

Na vertente formativa, destaque também para os Cursos de Guias das quatro secções, agendado para os dias 5 e 6 de novembro.

Após a aprovação do Plano e Orçamento para 2022/23, Ana Margarida Chagas lembrou o envolvimento da Região na construção do Campo da II Secção, agradecendo aos que estão envolvidos nesta missão. A todos os que se preparam para o ACANAC, a Chefe Regional pediu “disponibilidade e muita tolerância” lembrando que falhas existirão sempre, mas “a disponibilidade e colaboração serão determinantes para ultrapassar vicissitudes que possam acontecer”.

O Conselho Regional encerrou com a palavra do padre João Rosa que transmitiu as saudações dos restantes assistentes que, por motivos pastorais não puderam estar presentes. Informou que será o padre Daniel Nascimento a estar em campo durante o ACANAC acompanhando o contingente regional.

Corpo Nacional de Escutas – Região de Setúbal

03 de Julho de 2022