Opus Dei: Memória litúrgica de São Josemaria Escrivá celebrada na Igreja de São Paulo, Setúbal

20220627-Opus-Dei-Memoria-SJosemaria-01

Um grupo de amigos de São Josemaria da Diocese de Setúbal teve a iniciativa de celebrar a memória litúrgica do Santo na Igreja de São Paulo em Setúbal, com Eucaristia presidida pelo Padre José Gusmão e concelebrada pelo Padre Pedro Regojo, incardinado na Prelatura do Opus Dei.

A Igreja assinala a memória litúrgica de S Josemaria Escrivá de Balaguer, fundador do Opus Dei, a 26 de Junho mas a Eucaristia decorreu na tarde 27 de Junho.

O Senhor Padre Gusmão acolheu os fiéis presentes com simpáticas palavras sobre a unidade da Igreja na diversidade dos carismas.

Na homilia, o Padre Pedro Regojo, que há alguns anos acompanha as atividades de formação cristã que os fiéis do Opus Dei realizam na Diocese de Setúbal, referiu que nas Leituras da Missa da memória de S Josemaria se recolhem as ideias centrais da espiritualidade do Opus Dei: um caminho de santidade e de configuração com Cristo através do trabalho (1ª Leitura: Gén 2, 4b-9. 15), que se fundamenta numa consciência intensa, habitual de que somos filhos de Deus (do Salmo 2 e da 2ª Leitura: Rom 8, 14-17) e que leva a “lançar as redes” com audácia para evangelizar o mundo do trabalho e toda a sociedade (Evangelho: Lc 5, 1-11).

Na espiritualidade do Opus Dei, o trabalho que realizamos cada dia é a matéria prima da santificação pessoal e o âmbito principal da sua missão apostólica no meio do mundo.

Guiado pelas luzes que Deus lhe concedeu, S Josemaria descobriu na Palavra de Deus que o trabalho é a vocação humana do homem – com ele nos aperfeiçoamos e colaboramos com Deus Pai na obra da criação – e ao ter sido assumido por Jesus Cristo, durante os seus trinta anos de vida oculta em Nazaré, adquire um valor santificador e redentor.

O sacerdote explicou a expressão «santificar o trabalho, santificar-se no trabalho, santificar com o trabalho» que S. Josemaria usava para descrever as etapas a percorrer para uma pessoa se santificar – com a ajuda da oração e dos sacramentos – no meio do mundo. E acabou animando aos participantes a recorrer à intercessão do santo para que as tarefas que realizemos contribuíam à nossa santificação e a dos que estão à nossa volta.

No final da missa, num clima de amizade e fraternidade, houve um convívio (lanche partilhado) de famílias e amigos de S Josemaria, seguido de uma conferência/tertúlia sobe o tema “Família: Como caminhar apesar das feridas”. A oradora – Julie Machado (mestre em teologia) – falou, com base na Teologia do Corpo de São João Paulo II, na definição de amor, no amor esponsal na Bíblia e como viver e testemunhar esse amor numa sociedade por vezes inóspita.

João Melo Ribeiro

03 de Julho de 2022