São Paulo/Setúbal: Paróquia tem 38 novos crismados

20220703-Crismas-S-Paulo

No passado dia 3 de julho, na Igreja de São Paulo, em Setúbal, vinte e um jovens e dezassete adultos receberam o sacramento da confirmação. A celebração foi presidida pelo pároco, Padre Luís Ferreira, com a autorização do Padre José Lobato, Administrador Diocesano, em virtude de a Diocese se encontrar em sede vacante.

Os jovens fizeram uma longa caminhada para chegarem até aqui, como testemunhou uma jovem na ação de graças : “Queremos agradecer aos nossos pais que nos apresentaram Jesus pela primeira vez e nos acompanharam nestes 10 anos e agradecer também aos nossos catequistas que nos ajudaram a aprofundar e a fortalecer a nossa amizade com Jesus com conselhos e reflexões”.

Também na ação de graças , o testemunho de um adulto: “preparámo-nos com mais afinco ao longo do último ano, mas ao longo de toda a vida fomos caminhando até chegar aqui, prova para todos que Deus Nosso Senhor nunca desiste de nós. Deus tem sempre um lugar guardado para cada um de nós. De agora em diante, cheios da l uz de Deus e da graça do Espírito Santo, caminhamos com o coração ainda mais cheio de amor e com a nossa fé reforçada, perfeitamente conscientes de que Jesus caminha também e sempre ao nosso lado”.

Nesta caminhada de preparação para os sacramentos da iniciação cristã, houve momentos muito marcantes, nomeadamente o batismo de um catecúmeno, a quem Deus tocou no coração para receber o Espírito Santo.

Nesta caminhada de fé, todos referiram o apoio e a amizade das catequistas, bem como a alegria e o dinamismo do Padre Luís, que lhes dirigiu esta mensagem: “Vós, cada um de vós, sejais mensageiros de paz. Num mundo com tantos conflitos ides, agora, ser enviados em Missão na vossa escola, no vosso trabalho, na família”.

A celebração foi animada por alguns jovens da paróquia.

A noite de sexta-feira, dia 1, foi tempo de reconciliação, de “fazer as pazes” com Deus. No sábado, momento alto da preparação, realizou-se uma vigília de oração , orientada por jovens, em que todos oraram e com um fundo musical , foram convidados a tomar consciência das suas “ prisões”, do seu  mal-estar, do seu egoísmo, mas também a refletir sobre o prazer e a alegria de encontrar Alguém que os liberta, que os cura, que lhes oferece um amor que salva.

Agora, citando as palavras proferidas por um adulto, na ação de graças: “É tempo de continuar a nossa caminhada de fé, em comunhão com a Igreja e com a comunidade, contribuindo cada um de nós à sua maneira para que todos possamos ser cada vez melhores sacerdotes, profetas e reis”.

Rosário Lopes, Catequista da Paróquia de São Paulo (Setúbal)

04 de Julho de 2022