São Sebastião: Igreja paroquial recebeu o espetáculo “Quadros Vivos de Caravaggio”

20220702-S-Sebastiao-Caravaggio-01

De novo, congregaram os Amigos da Paróquia de S. Sebastião uma imensidão de gente na igreja de S. Sebastião, desta vez para o espectáculo Quadros Vivos de Caravaggio, no passado dia 2 de julho. O pároco, Pe. Casimiro Henriques começou por saudar todos os presentes e fazer os agradecimentos ao público, ao produtor, encenador e intérpretes, bem como os agradecimentos institucionais. Neste caso concreto, com especial ênfase para a Junta de Freguesia de S. Sebastião, na pessoa do seu Presidente Dr. Nuno Costa, pois a sua ajuda foi fundamental para a montagem e execução do espectáculo, possibilitando a concretização de mais este sonho a muita gente.

Devido ao espectáculo ser tão especial e único, ainda com poucas exibições, principalmente na Igreja de S. Roque e sempre esgotado, acorreu público muito diversificado, vindo de Lisboa e de todo o distrito.

Estava muita gente que habitualmente acompanham estas acções, mas também havia muitos que não conheciam a paróquia, nem o projecto do Grupo “Amigos da Paróquia de S. Sebastião” e daí estes sentirem a necessidade de explicar os seus objectivos. O grupo foi criado há cerca de quatro anos e visa essencialmente o restauro da Igreja de S. Sebastião, datada de 1553. Tem havido muitos eventos e acções variadas de índole cultural, que visam não apenas a recuperação do património da igreja, mas também a divulgação da cultura, a nível da comunidade paroquial, mas também de toda a comunidade setubalense.

E foi nessa sequência de apresentação de objectivos e dinamização do Grupo, que o produtor do espectáculo Rui Dias-Ferreira, acedeu com entusiasmo e confiança, dando a honra de trazer o espectáculo até à Paróquia de S. Sebastião.

Inspirado no trabalho de uma companhia italiana, mas numa produção inteiramente portuguesa, o encenador Ricardo Barceló representa de forma brilhante em palco, através de cinco intérpretes, cenas vividas de 21 obras de Caravaggio. O pintor italiano pintou fundamentalmente temas religiosos, representando figuras humanas do povo e Barceló, na dramatização com “quadros vivos” pretende recriar e interpretar, em palco e em tempo real essas obras do mestre pintor italiano, entre elas “A Anunciação” ou “A Flagelação de Cristo”, na harmonia da luz e da música.

O encenador reúne neste espetáculo imersivo cinco atores que, através da expressividade física e facial, das poses e dos trajes, dão vida aos quadros de Caravaggio, intercalando entre movimentos delicados e estudados.

A encenação tem como banda sonora melodias barrocas da Missa em SI menor de Bach, e uma iluminação que pretende replicar o típico efeito luminoso das obras deste artista barroco.

No final de uma hora e um quarto de espectáculo, ainda se estava em suspenso da maravilha a que se acabava de assistir e no envolvimento da beleza da própria igreja, o público durante largos minutos, ovacionou de pé, agradecendo o profissionalismo e arrojo na execução e apresentação deste evento.

Agradecidos ficaram todos na Igreja de S. Sebastião, em Setúbal, por aqui se poder assistir a este singular espectáculo de teatro, música clássica e pintura barroca. Toda essa elevação sentida poderá ser recordada através de um marcador e catálogo oferecidos a cada pessoa, com a informação sobre as obras dramatizadas em Quadros Vivos de Caravaggio.

Isabel Melo, Paróquia de São Sebastião (Setúbal)

04 de Julho de 2022