Montijo: Festas em honra de São Pedro regressaram à cidade – “A via da humildade e do serviço”

20220629-S-Pedro-Montijo-03

As festas e tradições nas paróquias da Diocese de Setúbal vão, paulatinamente, voltando à “normalidade”, após um interregno durante a pandemia de Covid-19. Hoje chega-nos um testemunho da Paróquia do Montijo, no regresso às celebrações em honra de São Pedro. Leia em seguida.

Finalmente, ao fim de 2 anos de pandemia, pudemos celebrar, viver e manifestar a nossa fé pelas ruas da nossa cidade do Montijo, voltando a celebrar as festividades em honra de São Pedro. Foi uma alegria imensa porque os santos são, para nós, exemplo da caridade e de fidelidade, que encarnaram e viveram o Evangelho, e nos aproximam de Deus Nosso Senhor.

Foi uma grande alegria ver a nossa igreja cheia das imagens dos santos, de pessoas da comunidade e de forasteiros, as ruas cheias de pessoas, que aguardavam sedentas, a passagem da procissão, a alegria de podermos, de novo, dar testemunho da nossa fé diante do sofrimento e da dor que a pandemia foi deixando. Não podemos desanimar pelo medo, mas alegremo-nos e deixemo-nos guiar pelo Espírito Santo, o orago da nossa Paróquia, na alegria e na esperança, valorizando o essencial: olhar e seguir a Deus Nosso Senhor que nos ama.

Após a procissão do mar, demos início à Santa Missa em honra de São Pedro. No final da homilia o nosso pároco, Pe. João Dias, pediu a intercessão de São Pedro para cada um de nós, pela nossa terra e pela nossa Paróquia. Pediu ainda que nos deixemos interpelar como Pedro, no desejo da verdade de Deus, e que, tal como Pedro, também nós somos chamados a colocar no nosso coração o desejo de verdade e de bondade.

Pedro aprendeu com Cristo que a via do cristão não é a via da guerra e do conflito, mas sim a via da humildade e do serviço. Pediu que sejamos como este homem, este santo, sustentados neste valor único e máximo que Deus Nosso Senhor expressa, que é o Amor, que é a caridade.

No final pediu que sejamos caridosos uns para com os outros, que tenhamos paciência uns para com os outros, sempre na verdade e na fidelidade que professamos.

Rute Costa, paroquiana do Montijo

05 de Julho de 2022