Centro de Preparação para o Matrimónio da Diocese de Setúbal faz um balanço positivo do ano pastoral

20220714-CPM-02

O Centro de Preparação para o Matrimónio (CPM) da Diocese de Setúbal, faz um balanço positivo da sua atividade no decorrer do ano pastoral 2021/2022.

Os Centros de Preparação para o Matrimónio da Diocese de Setúbal – Barreiro, Cova da Piedade, Montijo e Seixal – prepararam para o sacramento do Matrimónio 189 pares de noivos, tendo as suas equipas CPM, realizado um total de 8 encontros CPM, com várias sessões de partilha e reflexão, seguindo os temas do livro e guia de diálogo “Caminhada em Matrimónio – um guia para noivos e famílias”, sempre com a partilha do testemunho de vida dos casais das equipas CPM e da intervenção dos párocos assistentes.

Foi com entusiasmo que os noivos participaram nas sessões da sua preparação para o sacramento do Matrimónio, tendo na sua maioria manifestado que a preparação CPM foi uma agradável surpresa e que levam testemunhos de vida e partilhas para a vida de casal e família na vivência do Matrimónio com Cristo.

Em todos os Centros de Preparação para o Matrimónio as sessões de encerramento realizaram-se com a participação das equipas e casais de noivos na celebração eucarística de ação de graças e entrega dos certificados de presença.

O CPM é um movimento da Igreja que tem como objetivo dedicar-se à preparação dos noivos para o Matrimónio. Tem como finalidade promover sessões com pedagogia e metodologia própria, baseadas na revisão de vida e testemunho vivencial, apoiados na reflexão e no diálogo conjugais. Pretende ajudar os noivos a preparar o seu matrimónio, refletir sobre o seu noivado e dialogar sobre a validade das suas ideias e dos seus comportamentos.

Louvamos a Deus Pai, Filho e Espírito Santo e a Nossa Senhora Mãe Santíssima, pelo sentimento de alegria e comunhão nas partilhas nesta nossa missão evangelizadora e de testemunho do amor de Deus junto dos casais de noivos, que pela bênção do ‘sim’ do Matrimónio, assumem o compromisso de viverem com Jesus Cristo uma vida plena de fé, fecunda e tenham como modelo a Sagrada Família de Nazaré, tornando-se autênticas igrejas domésticas.

Maria do Rosário e Paulo Alves, Casal Presidente do CPM Setúbal

14 de Julho de 2022