comprehensive-camels

Sarilhos Grandes: Festas de São Jorge – “Sejamos ativos na luta contra tudo aquilo que nos afasta de Deus”

20220714-Festas-Sao-Jorge-Sarilhos-Grandes-03

Entre os dias 8 e 12 de julho, Sarilhos Grandes esteve em festa para honrar o seu padroeiro, São Jorge. Os momentos altos destas festas ocorreram no dia 10, domingo, onde pelas 10h teve lugar a missa solene em honra de São Jorge, presidida pelo pároco, Padre João Dias, com a presença da Presidente da Junta de Freguesia, Dinora Caetano. Mais tarde, pelas 18h, a procissão, animada pela banda da Academia  Musical União e Trabalho e a Charanga do Ló, percorreu as ruas centrais da freguesia.

Após dois anos de pandemia, a comunidade paroquial de Sarilhos Grandes uniu-se para levar à rua o seu padroeiro, São Jorge, acompanhado das imagens do Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora de Fátima, Menino Jesus de Praga, São José, São João Baptista, Santo António, Santa Filomena, Santa Rita, Santa Teresinha, Santa Jacinta e São Francisco.

Durante o percurso foi rezado o terço, meditando-se os mistérios gloriosos. 

A imagem de São Jorge, transportada por uma charrete, relembra a todos aqueles que por ela passam a necessidade de serem, tal como este santo, ativos na luta contra o mal e contra tudo aquilo que nos afasta de Deus. São Jorge foi um soldado que, por não temer professar a sua fé, foi martirizado. É, por isso, um exemplo de fé e de fidelidade que somos convidados a seguir. 

Para além de São Jorge, todos os santos, com tantas outras histórias de vida, servem-nos de exemplo para que também nós possamos, um dia, alcançar a santidade.

 

Ana Cláudia Gomes e Helena Carvalho, paroquianas de Sarilhos Grandes

Partilhe nas redes sociais!
14 de Julho de 2022