Mensagem do Administrador Diocesano no 47º aniversário da criação da Diocese de Setúbal

20220716-mensagem-administrador-diocesano-julho-2022-banner-site

Damos graças a Deus e felicitamo-nos mutuamente neste dia de festa em que a nossa Diocese completa 47 anos.

Foi neste dia, em 1975, que Paulo VI assinou a bula “Studentes Nos” com que criou a Diocese de Setúbal. Neste mesmo dia nomeou o 1º Bispo da nova Diocese: o Padre Manuel da Silva Martins, à data Vigário-Geral da diocese do Porto.

Neste dia, recordamos todos aqueles que prepararam este pedaço do território do Patriarcado de Lisboa para vir a ser uma Igreja diocesana: D. João Alves e tantos padres, religiosos e leigos. Bastantes continuam connosco, transportando consigo a memória de Igreja a construir na corresponsabilidade, na comunhão e na renovação permanente.

Recordamos os Bispos que o Bom Pastor nos foi enviando: D. Manuel Martins, D. Gilberto dos Reis e D. José Ornelas, e tantos padres, religiosos e leigos que foram crescendo na fé, na alegria da vida em Cristo e na dinâmica missionária, numa história que cumpre viver e também escrever, para que não se esqueça.

Recordamos também os que, tendo caminhado connosco, alimentando-se com o Pão da Palavra e da Eucaristia, rezando, escutando e seguindo os apelos de Deus, foram partindo para a Casa do Pai onde continuam vivos na comunhão connosco, Corpo único de Cristo: D. Manuel Martins, tantos padres (alguns com muitos anos de vida, como o padre Adalberto Saraiva, outros ainda jovens, como o padre João Luís Paixão, ambos falecidos no ano passado), tantos religiosos e religiosas, leigos e leigas que participaram, cada um a seu modo, na construção do Reino de Deus em terras de Setúbal. Que Deus a todos recompense.

Celebramos este aniversário de diocese numa situação estranha e amarga: a ausência do Bispo diocesano, cuja nomeação aguardamos e pela qual insistentemente rezamos.

Não estamos, porém, em pausa, sentados na praça pública à espera de quem nos contrate.

Como escrevi na mensagem da Páscoa, “não esquecemos as grandes preocupações pastorais que vêm acalentando o nosso ser e o nosso agir de Igreja diocesana, particularmente os jovens e as próximas Jornadas Mundiais da Juventude assim como a proteção às pessoas mais frágeis e vulneráveis, sem esquecer a pastoral social, a família, as vocações, etc.

Tivemos, há menos de um mês, a ordenação de três novos presbíteros. Um acontecimento com sabor a esperança e de apelo ao trabalho.

É hábito neste dia, o Bispo anunciar as nomeações dos membros do clero para o ano pastoral seguinte. Em período de Sé vacante, não estamos em condições de alterar a distribuição do clero.

No entanto, há necessidade imediata de atribuir ofícios e funções aos três novos presbíteros recentemente ordenados.

Comunico que, após diálogo entre mim e os formadores destes novos presbíteros, com o Colégio dos Consultores e cada um deles, foram tomadas as seguintes decisões:

Padre Afonso Mendes Pereira: ficará a colaborar na paróquia do Monte de Caparica e na Pastoral Universitária do Pólo de Almada.

Padre José Manuel Almeida Raposo: ficará a colaborar na paróquia de Palmela e dará assistência à Santa Casa da Misericórdia de Setúbal.

Padre José Manuel Moutinho Cachaço: ficará a colaborar nas paróquias de Sesimbra e do Castelo de Sesimbra.

No início de setembro serão publicados os decretos de nomeação, indicando para cada um destes três novos presbíteros os ofícios e as funções próprias de cada um.

Comunico, ainda, que aceitei o repetido pedido de renúncia do Padre Luís Manuel Martins Ferreira do ofício de pároco de Santa Cruz e de reitor de Nossa Senhora do Rosário, Barreiro. Será nomeado administrador paroquial desta paróquia e reitor desta reitoria o Padre Daniel Filipe Moreira Miguel que regressou há pouco de Roma, após doutoramento em Direito Canónico.

Ao Padre Luís Manuel Ferreira ficamos profundamente reconhecidos pela sua presença e pelo seu trabalho pastoral na nossa Diocese, tanto na etapa da sua vida como padre operário, como na de pároco sucessivamente em Faralhão, Palmela e Santa Cruz, para além de outras funções, como a capelania do Hospital do Outão.

Finalmente, comunico que na Comunidade Dehoniana do Barreiro (Santo André e Alhos Vedros), o Padre Tiago Alexandre da Eira Pereira, SCJ, será, por decisão do Superior Provincial, substituído pelo Padre Nuno Alexandre Fernandes da Rocha, SCJ.

Para todos peço, por intercessão da Nossa Mãe e Padroeira, hoje celebrada sob a invocação de Nossa Senhora do Carmo, a abundância das bênçãos de Deus.

Setúbal, 16 de julho de 2022

Padre José João Aires Lobato