Pastoral da Saúde: Férias e Sol | «Vinde a sós para um lugar deserto e descansai um pouco» Mc 6, 31

Vacation concept. Two red beach chairs under a beach parasol on

Projeto de promoção da saúde, desenvolvido pela Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde.

Descarregue ou imprima o documento aqui.

Neste ano em que o tema escolhido para o Dia Mundial da Saúde foi “O nosso Planeta, a nossa saúde” pretendemos sublinhar, neste aproximar do tempo de férias e de abrandamento de atividades, a responsabilidade de cada um na promoção da saúde e na conservação do planeta.

Devemos aproveitar este tempo para reflectir na importância da proposta da espiritualidade cristã e de uma ecologia integral, feitas pelo Papa Francisco na Encíclica Laudato Si:

1. Recordemos o modelo de São Francisco de Assis, para propor uma sã relação com a criação como dimensão da conversão integral da pessoa.
  2. A espiritualidade cristã propõe uma forma alternativa de entender a qualidade de vida, encorajando um estilo de vida profético e contemplativo, capaz de gerar profunda alegria sem estar obcecado pelo consumo.
  3. Uma ecologia integral exige que se dedique algum tempo para recuperar a harmonia serena com a criação, reflectir sobre o nosso estilo de vida e os nossos ideais, contemplar o Criador, que vive entre nós e naquilo que nos rodeia e cuja presença «não precisa de ser criada, mas descoberta, desvendada».

Neste tempo de Verão, como São Francisco de Assis, lembramos a importância do Sol: «Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas, especialmente o meu senhor irmão sol, o qual faz o dia e por ele nos alumia. E ele é belo e radiante com grande esplendor: de Ti, Altíssimo, nos dá ele a imagem…»

Este Sol tão importante em toda a vida da terra necessita cuidados para ser desfrutado em segurança.

Assim, para evitar riscos, nesta época do ano, seja na praia, piscina ou campo é fundamental não esquecer as indicações da Direção-Geral da Saúde:

• Evitar a exposição solar entre as 11 e as 17 horas;
  • As crianças com menos de seis meses não devem ser sujeitas a exposição solar e deve evitar-se a exposição direta de crianças com menos de três anos;
  • Sempre que andar ao ar livre, usar roupas que evitem a exposição direta da pele ao sol, particularmente nas horas de maior incidência solar. Usar chapéu, de preferência, de abas largas e óculos que ofereçam proteção contra a radiação UVA e UVB. Esta proteção aplica-se, também, às crianças;
  • Usar sempre protetor solar com um índice adequado à idade e ao tipo de pele, de preferência, igual ou superior a 30, e renove a sua aplicação sempre que estiver exposto ao sol (de 2 em 2 horas), especialmente se estiver molhado ou se transpirou bastante. Quando regressar da praia ou piscina voltar a aplicar protetor solar, principalmente nas horas de calor intenso e radiação ultravioleta elevada;
  • Aumentar a ingestão de líquidos (água ou sumos de fruta naturais, sem adição de açúcar);
  • Evitar as bebidas alcoólicas e bebidas com elevados teores de açúcar.

Em caso de queimadura solar (os sintomas das queimaduras são pele vermelha, dolorosa e anormalmente quente) recomenda-se:

• Evitar nova exposição ao sol;
  • Aplicar compressas com água fria;
  • Não rebentar as bolhas;
  • Não aplicar álcool, manteiga ou óleos gordos; Contactar o médico, sempre que necessário.

Mais info em: https://www.dgs.pt/saude-ambiental-calor/veraoem-seguranca/proteja-se-do-sol.aspx

Oração pelas férias [Cardeal José Tolentino Mendonça]

Dá-nos, Senhor, depois de todas as fadigas um tempo verdadeiro de paz. Dá-nos, depois de tantas palavras o dom do silêncio que purifica e recria. Dá-nos, depois das insatisfações que travam a alegria como um barco nítido.

Dá-nos, a possibilidade de viver sem pressa, deslumbrados com a surpresa que os dias trazem pela mão.

Dá-nos a capacidade de viver de olhos abertos, de viver intensamente. Dá-nos de novo a graça do canto, do assobio que imita a felicidade aérea dos pássaros, das imagens reencontradas, do riso partilhado.

Dá-nos a força de impedir que a dura necessidade esmague em nós o desejo e a espuma branca dos sonhos se dissipe. Faz-nos peregrinos que no visível escutam a melodia secreta do invisível.

Luísa Santana

Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde