Setúbal/Ordem Terceira: Festas de Nossa Senhora do Carmo

20220722-festa-nossa-senhora-do-carmo (1)

As Festas em honra de Nossa Senhora do Carmo, organizadas pela Ordem Terceira do Carmo (OTC) da cidade de Setúbal, culminaram com a celebração, no dia 16 de julho, da Missa da Solenidade da Virgem Santa Maria do Monte Carmelo, presidida pelo Administrador Diocesano, Padre José Lobato.

Estiveram presentes um representante da Câmara Municipal de Setúbal, o presidente da Cáritas Diocesana e responsáveis da Ordem Terceira Franciscana da cidade de Setúbal, nomeadamente o seu assistente, Padre Frei Miguel Loureiro que, juntamente com o Padre Acílio Fernandes, concelebraram a Missa presidida pelo Padre José Lobato.

O programa das festas iniciava-se com uma procissão pelas ruas da cidade no dia 13 de julho, mas nesse dia, devido à ocorrência de incêndios muito intensos na zona de Palmela e Arrábida, não foi possível reunir as condições de segurança para fazer sair a procissão. Depois da pandemia, foram agora os incêndios a impedirem uma vez mais a realização desta tradicional procissão.

Outro ponto alto das festas foi a Admissão na Ordem Terceira de uma nova irmã e a Profissão de duas irmãs cuja Admissão ocorrera em 2018 e 2019, em cerimónia presidida pelo assistente espiritual da OTC de Setúbal, Padre Frei Pedro Monteiro, oc.

No sábado, dia 23 de julho, como complemento das festas, celebra-se na Capela do Carmo, a Missa em honra de Santo Elias que, com a Virgem Santa Maria, são os modelos que inspiram a espiritualidade carmelita.

Fernando Rosmaninho, Prior da Venerável Ordem Terceira Carmelita de Setúbal (VOTCS)

20 de Julho de 2022