Exéquias: Padre José Lobato lembrou a “total dedicação e abnegação” do Diácono Fernando Garcia

20220722-exequias-dc-fernando-garcia-missa-p-jose-lobato-03

A Paróquia de Vila Nova de Caparica despediu-se, hoje, 22 de julho, de Fernando Garcia, o Diácono Permanente que ali estava ao serviço como colaborador do pároco e presidente do Centro Social Paroquial.

Na homilia da missa exequial, o Padre José Lobato, Administrador Diocesano, fez memória do Diácono Fernando Garcia e deu graças a Deus por tudo o que ele fez na sua comunidade “com total dedicação e abnegação”, lembrando o tempo em que os padres jesuítas iniciaram a sua missão naquele território da diocese sadina.

“Agradecemos a Deus termos sido companheiros de viagem deste nosso irmão Fernando – disse o Padre José Lobato – termos recebido dele um testemunho que não poderemos esquecer: a sua alegria, a sua resistência, a sua criatividade, a sua fidelidade, o seu amor a Deus e à Igreja, o seu amor à sua família e a capacidade que ele teve de fazer comunidade na família”.

O Administrador Diocesano disse, ainda, que a participação dos fiéis na celebração exequial deve transformar a vida de cada um: “E nós, depois de passarmos por esta experiência dolorosa que nos toca intimamente, como é que isso transforma a nossa forma de estarmos diante de Deus e dos outros? Como gastamos o nosso tempo? O que é que tem importância na nossa vida? Temos de sair daqui transformados e o testemunho de vida deste nosso irmão deve interpelar-nos a sermos cristãos alegres, missionários, com imenso amor a Deus e aos outros”.

Das palavras dos netos dirigidas à comunidade ali presente, destacou-se o empenho e o zelo na construção da paróquia e das suas obras sociais, missão essa que cabe à comunidade dar continuidade.

A celebração contou com a presença de familiares, amigos, padres, diáconos e colaboradores do Centro Paroquial. Esteve também presente a presidente da União das Freguesias de Caparica e Trafaria, Sandra Chaíça.

D. José Ornelas presidiu à celebração de ação de graças

Ontem, dia 21 de julho, a celebração da Eucaristia de ação de graças pelo ministério diaconal de Fernando Garcia foi presidida pelo anterior Bispo de Setúbal e atual Bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas.

Manifestando a sua presença junto da família, amigos e comunidade paroquial de Vila Nova de Caparica, D. José Ornelas pediu a Deus, na sua oração, que “receba o dom que foi o Diácono Fernando Garcia” e exortou a que “o exemplo dele e a sua vida possam dar frutos na sua família, na sua comunidade paroquial e na Igreja”.

“O Diácono Fernando Garcia serviu, com grande dedicação, esta Igreja de Setúbal, e vocês aqui bem o podem testemunhar – disse D. José Ornelas aos presentes – Foi um homem dedicado à família e à comunidade, apoiando sempre os padres que por aqui passaram, com grande capacidade de relação e sinergias. A minha vinda aqui, hoje, é um sinal de amizade, mas também de gratidão, porque ele foi um dom para nós, para esta Igreja de Setúbal e é este dom que queremos agradecer, apesar da dor da despedida”.

AS com Paróquia de Vila Nova de Caparica

22 de Julho de 2022