comprehensive-camels

Jesuítas/Pragal: Missa de Santo Inácio encerra Ano Inaciano

20210519-ano-inaciano

No dia 31 de julho, dia de Santo Inácio, terminam as comemorações dos 500 anos de conversão de Inácio com Eucaristia em todas as comunidades inacianas. Na comunidade do Pragal, a celebração realiza-se às 11 horas na Paróquia de São Francisco Xavier. Este sábado, dia 23, tem início uma novena de Santo Inácio, como modo de preparação para este grande dia.

Segundo a Companhia de Jesus (jesuítas), o ano inaciano constituiu “um tempo festivo que ao longo de 16 meses contou com várias iniciativas que procuraram ajudar a ver novas todas as coisas em Cristo”.

Como explica o coordenador do Ano Inaciano na província portuguesa, Padre Miguel Pedro Melo, o lema ‘Ver novas todas as coisas em Cristo’ “não pretende ser um slogan do momento, mas tornar-se numa janela para aquela conversão contínua a que o Espírito sempre nos convida. Se no início do ano inaciano éramos convidados a olhar o ferimento de Inácio, agora viramos o nosso olhar para o coração aberto de Cristo. Não como apologia de uma outra ferida mas como uma abertura à esperança de que as nossas feridas se tornem em abertura, sinais da nossa permeabilidade ao Senhor em todas as coisas, ícone de um modo de proceder que pode ser também o nosso.”

Para este momento final, o Padre Geral propõe que todas as comunidades e obras inacianas consagrem a sua vida e missão ao Coração de Jesus. Em todo o mundo, nas comunidades jesuítas, será celebrada Eucaristia que congregará sacerdotes, religiosos e leigos que partilham a espiritualidade inaciana. Assim, em cada celebração inaciana local será rezada uma oração de consagração escrita e recitada pelo Padre Pedro Arrupe.

No sábado dia 23 tem início uma novena de Santo Inácio, como modo de preparação para este grande dia.

“O Ano Inaciano decorreu localmente em cada comunidade inaciana, com muitas propostas e iniciativas que procuraram promover um sentido de conversão à luz da transformação de Inácio” resume a Companhia em nota publicada na sua página oficial, portal SJ.

“Além da abertura oficial que juntou online, através no zoom e ainda num tempo marcado pela pandemia, todas as comunidades inacianas do país, dois momentos especiais marcaram este ano festivo: a Sessão de Estudos de Espiritualidade Inaciana, realizada entre os dias 3 e 5 de dezembro, em Fátima, bem como o Dia da Família Inaciana, realizado no mesmo local, a 12 de março, 400 anos depois da canonização de Santo Inácio e São Francisco Xavier e que juntou 2500 pessoas ligadas à Companhia de Jesus”, concluem.

JM

 

Partilhe nas redes sociais!
22 de Julho de 2022