Juventude: Nove jovens da Diocese de Setúbal estão no coro oficial da JMJ Lisboa 2023

São nove os jovens da Diocese de Setúbal que fazem parte do coro da JMJ Lisboa 2023 que vai animar as celebrações do encontro mundial promovido pela Igreja Católica, de 1 a 6 de agosto na capital portuguesa. Os ensaios começam já este fim de semana.

O coro é o responsável pela animação das celebrações da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no verão do próximo ano, de 1 a 6 de agosto de 2023, em Lisboa. As jovens vozes masculinas e femininas da Diocese de Setúbal vão integrar um coro com cerca de 200 elementos:

• Ana Pedrinho, Montijo
  • Filipa Santos, Fernão Ferro
  • Graça São Pedro, Setúbal
  • João Rodrigues, Seixal
  • Maria Inês Paz, Setúbal
  • Madalena Quintela, Monte de Caparica
  • Pedro Rodrigues, Alcochete
  • Vasco Soares
  • Walter Júnior, Charneca de Caparica

Os ensaios são em Lisboa e vão começar já este sábado e domingo, dias 23 e 24 de julho, no Colégio São João de Brito. O Comité Organizador Local (COL) da JMJ prevê mais ensaios, com a duração de um fim de semana, nos meses outubro deste ano, e, em 2023, em janeiro, março, abril, junho e julho.

Para “fazer parte de um projeto musical único”, o COL pediu jovens com “experiência coral, competências básicas de leitura musical”, e idades entre os 15 e os 30 anos a 31 de agosto de 2023. Os candidatos tiveram de submeter um ficheiro áudio com a gravação de um excerto do Hino da JMJ Lisboa “Há Pressa no Ar”.

A primeira fase de captação de talentos para o Coro da JMJ realizou-se no ano passado, nos meses de junho e julho, depois o Comité Organizador Diocesano (COD) de Setúbal fez uma pré-seleção de 10 candidatos que participaram em audições presenciais, em outubro e novembro, em Lisboa.

Na Diocese de Setúbal o júri foi constituído por um elemento designado pela Comissão Diocesana de Liturgia e Música Sacra, um elemento designado pelo Departamento da Juventude e um docente da área da música.

As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude. As edições internacionais destas jornadas promovidas pela Igreja Católica são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, e desde então a JMJ já passou pelas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal

22 de Julho de 2022