Setúbal/Tradições: Festas de Nossa Senhora do Rosário de Tróia de 10 a 15 de agosto

20200701-cirio-troia (1)

As tradicionais Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia realizam-se em agosto, entre os dias 10 e 15, e retomam este ano as festividades habituais, condicionadas nos últimos anos pela pandemia.

As festas começam com o tríduo em honra da padroeira, nos dias 10, 11 e 12, às 21h00, na igreja de São Sebastião.

Também na igreja de São Sebastião, no dia 13, às 15h00, realiza-se uma missa por alma dos marítimos falecidos, seguindo-se, às 15h50, uma procissão com destino à capela, em Troia.

Mais tarde, às 21h30, decorre uma procissão de velas pela praia.

As cerimónias religiosas prosseguem na manhã seguinte, às 10h30, com uma missa seguida de procissão pela praia.

Durante a tarde, o divertimento e um baile têm lugar a partir das 15h00, bem como o concurso de barcos engalanados, às 17h00.

Na segunda-feira, às 10h00, vai celebrar-se Miss pelos marítimos falecidos e famílias.

O ponto alto das Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia está reservado para dia 15, às 17h45, com o tradicional Círio Fluvial para Setúbal.

As primeiras alusões ao círio de Nossa Senhora de Tróia remontam ao século XVI. Nesta festividade histórica, os pescadores e as suas famílias celebram a vida e as suas gentes. Mesmo com o afastamento das novas gerações das atividades do mar, esta celebração continua a expressar a identidade cultural e religiosa dos marítimos de Setúbal, perpetuando a memória de todos os que têm feito do mar o seu modo de vida.

JM

«Sagrado e as Gentes»: A Festa da Senhora de Tróia «tem sabor a sal»

7 Maravilhas da Cultura Popular: Círio de Nossa Senhora de Troia

22 de Julho de 2022