Renovamento Carismático: Retiro da Efusão do Espírito Santo contou com a participação de cerca de 20 jovens

20220720-rcc-retiro-efusao-espirito-santo (1)

O Renovamento Carismático Católico da Diocese de Setúbal realizou o seu Retiro Espiritual para a Efusão do Espírito Santo, no fim de semana de Pentecostes, nos dias 4 e 5 de junho, na casa de Oração de Santa Rafaela Maria, em Palmela.

O Retiro, que corresponde ao quinto seminário da habitual caminhada de oito semanas dos “Seminários de Vida Nova no Espírito”, contou com a participação de 90 novos irmãos e irmãs que este ano de 2022 receberam a Efusão do Espírito Santo, também conhecida noutros países como o Batismo no Espírito Santo, e que o Papa Francisco tem incentivado a que se realize em todas as paróquias e em todos os cristãos, independentemente do movimento ou ação a que se encontram ligados. O número de pessoas a fazer a Efusão presencial superou o dos anos anteriores, sendo que há muito não havia um número tão elevado de pessoas a fazer a Efusão de forma presencial.

De salientar que, de entre os participantes, se encontravam cerca de 20 jovens da Paróquia de Palhais/Santo António, jovens esses que foram convidados pelo seu Pároco, Padre Tiago Veloso, que também esteve presente na tarde de sábado, a fazer esta caminhada como formação para o sacramento do Crisma, o qual receberam na manhã do dia 6 de junho. Terminada a formação e vivência dos seminários, alguns destes jovens continuam a caminhar e integraram-se em equipas de serviço comunitário à sua escolha, como o Acolhimento, Coro, Leitores e outros.

Tal como tinha sido anunciado pela ESD (Equipa de Serviço Diocesana), a realização destes seminários online continuou a desenvolver-se em paralelo com a formação presencial nos vários grupos da Diocese, algo que acontece desde a pandemia todas as quartas-feiras às 21h. Excetuando o horário de verão, algures entre meados de julho e meados de setembro, esse é o horário habitual da Oração Online, que conta semanalmente com a participação de cerca de 60 a 80 pessoas de vários pontos do país e do estrangeiro e que, ultimamente, tem tido a colaboração assídua do Padre Júlio Vale, a quem a ESD muito agradece, assim como a outros clérigos que já têm participado. Também é de realçar que a quase totalidade das pessoas que fizeram os seminários online, algumas de outras dioceses, e que escolheram a via online dada a impossibilidade de se deslocarem semanalmente a um grupo presencial, conseguiram deslocar-se e participar também neste Retiro presencial na Casa de Santa Rafaela, onde receberam a Efusão!

Apesar de este ano a Diocese de Setúbal estar sem Bispo, foi dirigido um convite ao Padre José Lobato, atual Administrador Diocesano de Setúbal, que prontamente aceitou e esteve presente no sábado, tendo dirigido uma alocução a todos os participantes e incentivando-os a deixarem-se conduzir pelo Espírito Santo.

O Retiro não esteve aberto senão aos participantes, às diversas equipas de serviço necessárias e ao Clero, que contou com a participação de um Diácono e três Presbíteros, entre os quais o atual Conselheiro Espiritual do Renovamento Carismático Católico da Diocese de Setúbal, Padre Sílvio Couto, que presidiu às celebrações da Santa Eucaristia nas tardes de sábado e domingo, a qual encerrou o Retiro.

No decurso deste Retiro houve momentos de proclamação da Palavra, ensinamento, silêncio, reflexão pessoal, adoração, cânticos de louvor com muita alegria e testemunhos, que a todos os participantes proporcionaram um verdadeiro encontro com Deus vivo, esperança de uma Igreja mais renovada atuante pela ação do Espírito Santo.

Francisco Cercas, responsável pelo Renovamento Carismático Católico na Diocese de Setúbal

28 de Julho de 2022