comprehensive-camels

RCC: Assembleia Diocesana do Renovamento Carismático Católico trabalhou o tema “Um só coração e uma só alma”

2022-06-25- ASSEMBLEIA Diocesana RCC (73)

Realizou-se no passado dia 25 de junho de 2022, no Pavilhão do Rosário do Santuário de Cristo Rei, em Almada, a Assembleia Diocesana anual do Renovamento Carismático Católico (RCC) da Diocese de Setúbal, com o tema “Um só coração e uma só alma” (At 4,32), a qual reuniu cerca de 150 pessoas.

Este ano, e para viver o mais possível este tema, a assembleia centrou-se num dos três valores essenciais consignados pelo Papa Francisco para o RCC, através do CHARIS, que é a comunhão. Comunhão esta que deve existir entre todos os cristãos e entre todas as realidades carismáticas existentes, que mais não são do que manifestações do Espírito Santo no mundo de hoje.

Para isso, o programa da assembleia dividiu-se em duas partes distintas, com a parte da manhã mais virada para a formação, dando a conhecer realidades carismáticas ou os seus aspetos menos conhecidos, e com a parte da tarde centrada na mensagem essencial, oração e celebração da Eucaristia para a vivência em plenitude da mensagem e da missão de cada cristão como discípulo missionário de Jesus.

Para que tal fosse possível, foram convidados e participaram diversas personalidades, incluindo duas internacionais com bastante relevo, Michelle Moran e Gary Stephens, que participaram por videoconferência, com a tradução simultânea realizada por Francisco Cercas. Estiveram assim representados os nossos irmãos evangélicos, na vertente ecuménica, o Alpha, a Renovação Divina, o New Dawn, grupos de oração de várias dioceses, Comunidades e o Café Cristão. Na parte formativa da manhã, o Padre Sílvio Couto, atual Assistente Diocesano do RCC na Diocese de Setúbal, apresentou em primeira mão o seu mais recente livro intitulado “Uma força de cura intemporal – da consolação ao compromisso no caminho de São Lucas”, um tema bastante interessante para a formação do RCC.

Assim, e após o habitual momento inicial de acolhimento e louvor, ouvimos a mensagem gravada em vídeo da nossa irmã Evangélica Raquel Santos, que não conseguiu estar presente, como tinha planeado inicialmente, mas que fez questão de estar em comunhão conosco.

 

Alpha, “ferramenta de evangelização”

De seguida, o Alpha foi apresentado por Miguel Carvalho da Diocese de Coimbra, que também deu o seu testemunho pessoal e, apesar de também ser responsável por um grupo do RCC, não deixa de colaborar no Alpha, como faz também o atual Moderador do CHARIS, Pino Scafuro, o coordenador desta diocese e muitos mais irmãos e irmãs. O Alpha é provavelmente a melhor e mais eficiente ferramenta de evangelização da atualidade, presente em quase todos os países do mundo e que tem trazido muitos milhões de pessoas para a Igreja, pessoas que viram as suas vidas realmente transformadas pelo Espírito Santo, com um novo sentido e que depois se integraram como verdadeiros discípulos missionários de Jesus.

Da paróquia de Palhais/Santo António desta Diocese, onde esta ferramenta tem funcionado com sucesso desde há vários anos, Alexandra Martinho deu o seu testemunho de transformação de vida. Ela que estava afastada, como muitas outras pessoas que ainda precisam de conhecer Jesus.

De realçar também a apresentação sobre a Renovação Divina, feita pelo Padre Tiago Veloso, que foi o primeiro a implementá-la em Portugal, na sua paróquia de Palhais/Santo António, e que atualmente começa a existir em mais paróquias do país. A mensagem essencial da Renovação Divina, proposta inicialmente pelo Padre James Mallon no Canadá, tem precisamente a ver com a abertura da Igreja ao mundo pela transformação das paróquias no mundo atual, da necessidade urgente de fazer discípulos missionários de Jesus e onde a ferramenta Alpha é usada como principal meio de evangelização.

Embora a primeira responsabilidade seja a de cada pároco, também os responsáveis de cada movimento ou ação dentro da Igreja, como o RCC, devem seguir os princípios básicos apresentados pelo Padre Tiago. No final, o Padre Tiago deixou alguns avisos que devem ser levados muito a sério por todos: se não houver esta mudança de atitude e vontade de seguir a ação sempre nova, aberta e criadora do Espírito Santo, as paróquias e os grupos, tal como os conhecemos, incluindo os grupos de oração do RCC, acabarão por desaparecer.

CHARIS, organismo que modera o Renovamento Carismático Católico a nível mundial

A um dos momentos mais esperados desta Assembleia, Michelle Moran tornou-se presente via Zoom às 15h, tal como anunciado, e pronunciou-se sobre os aspetos fulcrais da missão preconizada pelo CHARIS para todas as realidades carismáticas do mundo, e que são a difusão da efusão ou batismo no Espírito Santo para todos os cristãos, a unidade dos cristãos e o serviço aos pobres.

Recorde-se que Michelle Moran e Pino Scafuro, o atual Moderador do CHARIS, foram diretamente nomeados pelo Papa Francisco para preparar os Estatutos do CHARIS, em vigor desde 2019 e, portanto, conhecem profundamente todas estas realidades no mundo, os seus desafios e as orientações que o Santo Padre deseja para a renovação da Igreja através delas. Michelle Moran falou de forma muito direta aos participantes desta assembleia, exortando a uma vivência comprometida como verdadeiros discípulos missionários na força do Espírito Santo. E disse mesmo que tudo deve ser levado a sério nesta missão, incluindo o número de participantes em cada ação pois, ao contrário do que por vezes se afirma, os números interessam e também medem o alcance ou sucesso da missão.

 

A intervenção de Michelle Moran serviu de mote para o forte momento de oração que se seguiu, em que se orou por todos num grande espírito de comunhão fraterna, durante cerca de uma hora.  A Assembleia terminou com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Administrador Diocesano de Setúbal, Padre José Lobato, que concelebrou com o Padre António Sílvio Couto. Na sua homilia, o Padre José Lobato fez uma profunda e inspirada reflexão sobre os textos bíblicos da celebração e sempre referindo aspetos práticos e muito claros da aplicação da Palavra de Deus por cada um de nós. Pediu ainda que continuássemos a orar pelo envio de um novo Bispo para esta diocese.

No final da Eucaristia, Francisco Cercas agradeceu a presença assídua e comprometida do Padre Lobato, assim como outros sacerdotes que participaram, em particular ao Reitor do Santuário de Cristo Rei, Padre Carlos Filipe, pelo acolhimento. Agradeceu aos que vieram de mais longe, nomeadamente os participantes de Coimbra, do Alentejo e de Lisboa, a participação dos intervenientes estrangeiros, também transmitida posteriormente, a participação dos membros da Equipa, de todos os que puseram os seus dons ao serviço, desde a música, canto, oração e louvor, serviços técnicos e outros. De uma forma geral, agradeceu-se a todos os participantes e só foi pena não terem sido em maior número, dada a riqueza da vivência e do programa proporcionado por esta assembleia.

Francisco Cercas, Coordenador do Renovamento Carismático Católico na Diocese de Setúbal

Partilhe nas redes sociais!
29 de Julho de 2022