comprehensive-camels

Juventude: «Há pressa no ar», um ano de caminho para a Jornada Mundial da Juventude 2023 

20220801-JMJ-2023-falta-um-ano

Falta um ano para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023, em Lisboa, e como afirma o hino da edição portuguesa «há pressa no ar». Setúbal é uma das dioceses de acolhimentos de peregrinos deste encontro, de 1 a 6 de agosto de 2023. 

“Desde o anúncio desta JMJ, somos todos convidados a imitar o movimento de Maria que se levanta e parte ao encontro, levando Cristo a cada um. Mas também, e a nossa Diocese enquanto diocese de acolhimento de um modo particular, o movimento de Isabel que acolhe quem chega com alegria por reconhecer no outro a presença de Jesus, e por Ele e por Maria se deixa visitar. Ao longo dos próximos 365 dias, continuemos juntos este caminho, deixando que estes movimentos cresçam em nós”, disse Ana Lúcia Agostinho, a coordenadora do Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal. 

Os jovens continuam a ser mobilizados para participar na JMJ, diversas comunidades paroquiais, religiosas e da sociedade civil já mostraram disponibilidade para acolher e as reuniões continuam com as autarquias. 

“Cabe a cada um e a cada uma de nós o papel de anunciar a JMJ, para que ninguém (dentro ou fora da Igreja) e especialmente os jovens, fique sem ouvir falar deste grande encontro mundial dos jovens com o Papa. Não só em agosto de 2023, mas a cada momento, não deixemos de viver em comunhão este caminho, ao participar, celebrar, servir e rezar para que neste encontro continuado com Cristo possa ser para o mundo fonte de bênção, alegria e esperança”, acrescentou a coordenadora do Departamento da Juventude. 

O Comité Organizador Diocesano (COD) de Setúbal, da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, organismo que está na dependência direta do Departamento da Juventude, continua o seu trabalho para envolver esta Igreja e todas as suas estruturas na JMJ. Há um mês realizou três encontros com os Comités Organizadores Paroquiais e Vicariais, nos dias 1, 2 e 3 de julho. 

Estas equipas começaram a planear o acolhimento aos peregrinos e a preparar a participação dos jovens sadinos na jornada. Cerca de 300 pessoas estão diretamente envolvidas na preparação nas mais diferentes estruturas de organização, entre sacerdotes, leigos e religiosos, destacando-se o papel importante dos jovens na dinamização das equipas. 

“É uma estrutura grande e complexa, mas muito necessária”, explicou João Marques, o coordenador do COD de Setúbal, realçando o “espírito de compromisso e de serviço dos muitos voluntários que ao longo do tempo estão envolvidos na organização, alguns desde 2019”. 

As Paróquias, neste momento, a nível logístico-operativo estão a fazer o levantamento de informação sobre espaços de alojamento e a iniciar as inscrições dos voluntários paroquiais. 

“O próximo ano pastoral estará repleto de desafios, que não se encerram na resposta às necessidades logísticas da JMJ. Cada comunidade eclesial terá de refletir sobre os frutos que quer que permaneçam deste caminho e com isso desenvolver uma atitude permanentemente missionária, que abraça todos. Que nenhum jovem seja excluído do convite para participar na Jornada”, desenvolveu João Marques (jovem da Paróquia de Quinta do Conde). 

Neste caminho para a JMJ Lisboa 2023 destaca-se do programa diocesano, mensalmente o “Sentido 23”, as formações de animadores ‘Get Ready’, e o Dia Mundial da Juventude 2022 com a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, a 20 de novembro, no Santuário de Cristo Rei, em Almada. 

No mês de novembro a diocese está em festa e mobilizada para o encontro, os dois símbolos da Jornada Mundial da Juventude vão peregrinar pelas sete vigararias (conjunto de paróquias) desta Igreja presente em Setúbal. 

 

Portugal foi anunciado para receber a próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude em janeiro de 2019, na edição realizada no Panamá 

Cada encontro é um acontecimento religioso e cultural com centenas de milhares de jovens de todo o mundo, e Lisboa acolhe a JMJ 2023, de 1 a 6 de agosto de 2023. 

A Jornada Mundial da Juventude nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II, após a adesão ao encontro promovido no Ano Internacional da Juventude de 1985, em Roma. 

A capital italiana (Roma) recebeu também a primeira edição da JMJ, no ano seguinte, em 1986. Depois, este encontro mundial organizado pela Igreja Católica passou por Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019). 

Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível local (diocesano) na Solenidade de Cristo Rei, alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos, numa grande cidade. 

Departamento de Juventude da Diocese de Setúbal / Comité Organizador Diocesano de Setúbal para a JMJ Lisboa 2023

 

Partilhe nas redes sociais!
01 de Agosto de 2022