comprehensive-camels

Liturgia: Setúbal participou no encontro nacional de pastoral litúrgica, rumo à JMJ Lisboa 2023

20220802-litrugia-encontro-nacional-01

Walter de Carvalho Júnior, jovem paroquiano da Charneca de Caparica que integra o coro da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, participou no Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica e traz-nos uma breve partilha daquilo que foi este momento de formação, onde estiveram presentes 6 leigos e 2 sacerdotes de Setúbal.

“Nós, jovens, podemos contribuir para uma melhor e mais profunda vivência litúrgica nas nossas comunidades”

De 25 a 28 de julho, aconteceu no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, o 46º Encontro Nacional da Pastoral Litúrgica com o tema: “Celebrar com os Jovens – Rumo à JMJ Lisboa 2023”. O evento reuniu cerca de 600 participantes entre jovens, cantores, acólitos, seminaristas, religiosos e presbíteros. Seis leigos e dois presbíteros da Diocese de Setúbal participaram neste momento de intensa formação litúrgica.

A rotina do encontro colaborou muito para que pudéssemos absorver, ao máximo, o conteúdo das conferências: laudes, ensaio e Eucaristia, sempre na parte da manhã. Na parte da tarde, sempre duas conferências com um intervalo entre cada uma. Nesses intervalos a experiência da partilha dava lugar a conhecimentos de diferentes realidades litúrgicas de todo o país. 

Destaco sobretudo, a última conferência: “Educar para o Silêncio Orante” pelo padre Adelino Ascenso, Superior Geral da Sociedade Missionária da Boa Nova (SMBN). Com uma profunda experiência de vida numa comunidade orante no Japão, inquietou-nos muito acerca do silêncio e do fazer silêncio. Silêncio que comunica e transforma. Silêncio que se faz oração. Silêncio que ecoa no nosso interior e nos move para ir mais além. 

A primeira conferência do dia 27 de julho também foi muito proveitosa. O professor e músico Fernando Lapa, da Diocese do Porto, falou sobre “Os Jovens e a Música para a Liturgia”. Incidiu sobre o protagonismo juvenil e o seu enorme contributo à Liturgia, sobretudo na música. Com dinamismo, claridade sonora e muito amor pela música, nós jovens podemos contribuir para uma melhor e mais profunda vivência litúrgica nas nossas comunidades.

A proposta do encontro não foi de criar um “jeito jovem” para a liturgia. Sabemos todos que a liturgia é um dom inestimável para a igreja e guarda um depósito valioso da nossa fé: a arte de Celebrar. Contudo, neste encontro foram-nos dadas pistas de como celebrar bem é melhor com os jovens. 

A Carta Apostólica “Desiderio Desideravi – Desejei Ardentemente” sobre a formação litúrgica do Povo de Deus assinada pelo Papa Francisco, no passado 29 de junho, guiou bastante a reflexão da maior parte dos conferencistas. Nela, o Santo Padre deseja que a liturgia seja estudada, que os leigos sejam formados, para que todos bebamos desta fonte inexaurível da nossa fé. 

Participei neste encontro pela primeira vez. De facto, foi muito produtivo e certamente colaborará para que cada vez mais possamos buscar na liturgia bem celebrada, e na Palavra de Deus, forças para vivermos neste mundo que tanto carece de unidade e partilha.

Walter de Carvalho Júnior, paroquiano da Charneca de Caparica

Partilhe nas redes sociais!
02 de Agosto de 2022