Comunicado: Alegado encobrimento no tratamento de uma denúncia de abuso de menores

20220805-Comunicado

Tendo em conta a notícia que está a ser veiculada nos órgãos de comunicação social referindo-se ao bispo emérito de Setúbal, D. Gilberto Canavarro dos Reis, e à sua forma de atuação no que se refere ao tratamento de uma denúncia de abuso de menores, a Diocese de Setúbal presta os esclarecimentos em seguida.

A Diocese de Setúbal confirma que existiu, entre 2008 e 2015, uma investigação canónica a um padre diocesano, motivada por queixas de abuso sexual de menores. O processo canónico foi organizado pelo Bispo diocesano à data dos acontecimentos, tendo sido ouvidas todas as partes envolvidas, ou seja, o alegado perpetrador e as alegadas vítimas.

Durante o tempo em que decorreu a investigação, o sacerdote em causa foi suspenso das suas funções, mas após a conclusão do processo, o decreto emanado pela Santa Sé ilibou o padre e permitiu que voltasse a exercer o seu ministério, com o ofício de pároco.

A Diocese de Setúbal não se revê nas expressões “ocultação” ou “encobrimento”, dado que o processo de averiguação decorreu no cumprimento das orientações canónicas e civis em vigor à data.

Reafirmando a importância do caminho que a Igreja portuguesa está a percorrer, a Diocese de Setúbal está empenhada em, através da sua Comissão de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis, promover um ambiente de segurança, são relacionamento e cuidado dos mais novos e mais frágeis; em prevenir comportamentos atentatórios da dignidade destas pessoas; e em acolher e cuidar daqueles que possam ser vítimas de abuso e comportamentos desviantes.

05 de Agosto de 2022