A cidade do Barreiro realizou grande procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário. Foi um momento marcante vivido com muita emoção, fé e devoção à padroeira.
A Procissão de Nossa Senhora do Rosário faz parte da história da comunidade barreirense há mais de 300 anos.
Foi na Muleta (barco tradicional de pesca desta zona), que o andor de Nossa Senhora do Rosário foi transportado pelas águas do Tejo, num cortejo com mais de 100 embarcações (de pesca, recreio e desportiva). Centenas de pessoas juntaram-se junto às margens do rio, para viver aquele momento único de manifestação de Fé.
Na Muleta, a acompanhar a Nossa Senhora do Rosário seguia o padre Luís Ferreira, Pároco de Santa Cruz e Reitor da Igreja do Rosário. No barco que transportava a imagem São Pedro seguia o padre Tiago Veloso, Pároco de Palhais/Santo António.
Após o cortejo marítimo, os barcos que transportavam Nossa Senhora e São Pedro atracaram no cais do clube de vela do Barreiro, onde já se encontravam o Padre Rodrigo Mendes e o padre Valdemar Costa.
Seguiu-se o encontro com os restantes andores que tinham feito o percurso desde a Igreja da Nossa Senhora do Rosário até à frente à Igreja de Santa Cruz. Daí continuaram o seu percurso pela Rua Serpa Pinto, Avenida Alfredo da Silva, Rua Miguel Pais, até ao largo da Igreja da Nossa Senhora do Rosário.
No final da procissão o padre Luís Ferreira manifestou a sua alegria pela forma como decorreu esta manifestação de Fé e recordou que foi graças à persistência do padre Rodrigo Mendes que a Procissão da Nossa Senhora do Rosário se voltou a realizar a partir de 1995.
O padre Rodrigo deu Graças por ter mais uma vez marcado a sua presença e sublinhou a importância da vertente marítima na cidade e na fé dos barreirenses.
Anabela Tavares Nunes, Paróquia de Santa Cruz
Fotografias: Município do Barreiro