CNE/ACANAC:18 mil escuteiros acamparam com o auxílio significativo da Região de Setúbal

20220824-CNE-ACANAC (12)

Agosto começou com 18 mil escuteiros a acampar em Idanha-a-Nova. O Campo Nacional de Atividades Escutistas (CNAE) voltou a acolher o acampamento nacional (ACANAC) do Corpo Nacional de Escutas (CNE). Desta vez a iniciativa desafiava cada jovem a ser um “construtor do amanhã”, foi este o tema do 24º ACANAC que assinala também o centenário da fundação do CNE.

A Região de Setúbal do CNE teve uma participação muito especial nesta edição do ACANAC assumindo a organização do campo da Segunda Secção, os jovens exploradores e moços com idades entre os dez e os catorze anos. Mário Ferreira, Secretário Regional para os Projetos, liderou a equipa que tornou possível a alguns milhares de jovens a vivência desta atividade.

Para além dos diversos agrupamentos da nossa região que estiveram presentes neste ACANAC, a participação regional foi um incremento importante no grupo de 1400 voluntários que viveram este acampamento assegurando muitos dos seus serviços essências. Um importante número de dirigentes, candidatos a dirigente e caminheiros da nossa Região assumiram funções de serviço que, mais que simples auxílio, foram oportunidade para crescer e reforçar a coesão entre a família escutista da Região de Setúbal.

São jovens com rosto e nome, que nos deixam um testemunho da forma como viveram esta experiência.

A Beatriz Matos terminou o seu percurso nos caminheiros e prepara a sua formação para dirigente:

Regressei a Idanha-a-Nova para uma experiência completamente distinta da que havia tido em 2017, o último acampamento nacional que vivi enquanto pioneira. Agora, enquanto candidata a dirigente, participei no ACANAC 2022 como membro do staff do campo da IIª secção, numa equipa onde todos demos o máximo para proporcionar a exploradores e moços a melhor semana das suas vidas.”

No meio do cansaço, sacrifício, e extremo calor, foram muitos os sorrisos dos jovens escuteiros, cuja energia inesgotável era o incentivo para que continuássemos a dar o melhor de nós a cada dia.

Numa semana que por vezes pareceu um mês, houve espaço para tudo, aspetos positivos ou negativos todos se converteram em momentos de aprendizagem e em memórias que permanecerão em cada um de nós, os “construtores do amanhã”.

Gonçalo Lamy é pioneiro no Agrupamento 543 da Cova da Piedade:

Eu adorei o ACANAC, é uma experiência única e um grande crescimento pessoal, pois aprendemos a gerir o dinheiro a ir às compras a cumprir os horários. Também nos dá uma dinâmica de grupo e ensina-nos a viver em família.”

Sandro Bernardo é dirigente na Cova da Piedade e foi o “rosto” do ACANEWS o telejornal de campo que todos os dias contava no Youtube, o que se passava em campo.

Apresentar o programa ACANEWS, foi uma experiência incrível, cansativa, mas com resultados bastante positivos. Eu era o rosto do projeto. E tive muito orgulho em representar a equipa e todo o CNE, pois conseguia dar a conhecer a todos, que estavam em campo ou em casa, tudo o que se passava no acampamento do centenário.

O que mais me surpreendeu foi a recetividade e o impacto que o programa teve junto dos miúdos. Eu passava em campo e gritavam “olha é o Sandro do ACANEWS” e pediram para tirar fotos, assinar as t-shirts. E mesmo os adultos também que me abordavam e davam os parabéns pelo programa. Foi uma sensação incrível e muito satisfatória.

Com a minha equipa do ACANEWS e os meios técnicos da Frontal, criamos em conjunto um programa durante uma semana. Algo que nunca se fez. Criar conteúdos e produzir um programa de televisão em campo.”

No staff do campo da IIª secção esteve também a nossa Chefe Regional. Ana Margarida Chagas reconhece que para além das falhas e dos imprevistos, o que importa é que “para os nossos escuteiros foi bom e regressaram felizes para casa”

A Chefe Regional destacou também o trabalho de proximidade e partilha que nestes dias experimentou com caminheiros, candidatos a dirigente e dirigentes, que se revelou “uma descoberta de novos amigos”. No esforço, na superação dos imprevistos “todos estiveram acima dos seus limites, sempre focados, alegres e leais”.

A participação da Região de Setúbal neste ACANAC contou com a presença de 32 agrupamentos com 1546 elementos, mais 111 voluntários que participaram nos serviços.

O ACANAC é uma atividade nacional do CNE, que de quatro em quatro anos, desafia todos os escuteiros nacionais e delegações de outros países, para uma grande atividade que, nas últimas três edições, aconteceu no CNAE em Idanha-a-Nova. No CNE, a comemoração do centenário da sua fundação cruza-se também com a preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Os símbolos da JMJ estiveram também em campo para tocar e envolver os nossos escuteiros neste grande acontecimento que nos visita já no próximo ano.

Corpo Nacional de Escutas – Região de Setúbal

24 de Agosto de 2022