O passado domingo, dia 4 de setembro, foi dia de celebração em Palmela com a cerimónia de pisa de uva e bênção do 1.º mosto da 59.º edição da Festa das Vindimas.
A pisa da uva e bênção do primeiro mosto marcam a singularidade da festa das vindimas que, por esse motivo. atrai inúmeros visitantes e enche de orgulho as gentes de Palmela.
Esta cerimónia, que se crê ser única no país, acontece desde a primeira edição das festas em 1963 e simboliza a concretização do trabalho desenvolvido nos campos e a transformação da uva em mosto, e posteriormente em vinho, bem como o agradecimento a Deus, através da bênção do primeiro mosto, seguida de Eucaristia de Acão de Graças, por mais um ano frutífero de colheitas.
Simbolicamente, o vinho obtido nesta cerimónia é oferecido à igreja para vinho de missa.
Do transporte das uvas até à própria pisa e recolha do mosto, tudo é feito como sendo uma recriação histórica recordando o que acontecia no passado e todo o método artesanal leva-nos à realidade dos tempos idos.
As uvas chegam à igreja através de um cortejo de camponeses, construído por crianças representando as gentes que trabalham no campo e na vinha que dão vida ao vinho de Palmela. As crianças representam, ainda, o futuro das festas e o trabalho no campo, fonte importante da economia e cultura do concelho.
Transportam as uvas nos tradicionais cestos de verga oferecidas por produtores e agricultores do concelho, que são depositadas na lagariça instalada na escadaria da Igreja Matriz de São Pedro.
Estão também presentes os adegueiros que são figuras essenciais na pisa da uva. São os responsáveis pela produção de vinho, transformando as uvas em mosto. Têm entre si as tarefas de pisar a uva, recolher e acondicionar o mosto.
O momento foi abrilhantado pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Pinhal Novo e pelo Cavalinho e grupo cénico da Sociedade Filarmónica Humanitária.
Marcam também presença as entidades oficiais, civis, militares e religiosas do concelho, bem como a Rainha das Vindimas, respetivas 1.ª e 2.ª Damas de Honor e Miss Simpatia.
Presidiu à cerimónia, seguida da Eucaristia de ação de graças, o pároco da paróquia de Palmela, Padre David Caldas, acompanhado pelos Padres José Raposo e Afonso Pereira.
Anabela Rito, paroquiana de Palmela e membro da Associação de Festas de Palmela – Festa das Vindimas