No passado fim de semana, dias 3 e 4 de setembro, em Fátima decorreu o 49º Encontro Nacional dos Convívios Fraternos, tendo como tema “Nada temas porque Eu estou contigo”.
A caminho de Fátima, os convivas fizeram uma pausa em Santarém, para melhor acolherem e fortalecerem o caminho. Pausa de envio e de missão, começando pela Eucaristia. Um momento bonito e de unidade.
Chegados a Fátima, o momento foi de partilha e de encontro com outros irmãos convivas, onde se fez presente a alegria, a escuta e o acolhimento. Os convivas de Setúbal participaram no workshop Mariano, onde se refletiu sobre a importância e como rezar o terço. Em fraternidade continuaram a caminhar, sem temer, participando na celebração penitencial.
Ao terminar do dia, rezaram o terço, fazendo ecoar o que ouviriam durante o dia e rezando com entusiasmo, amor e vontade de se fazerem presentes na companhia de Maria.
Como habitual, o último tempo de encontro do dia é reservado para o sarau, momento de ir pelo mundo mostrar a herança, que tão carateriza os convivas. As dioceses ligadas ao movimento foram chamadas a compartilhar-se com alegria, tendo como finalidade testemunhar Cristo em cada um deles. A diocese de Setúbal partilhou-se transmitindo os desafios do quotidiano e a possibilidade de ver em todos os sentidos a presença de Jesus.
Ao despertar no dia seguinte, os convivas de Setúbal fizeram-se presentes em oração rezando o terço e abrindo-se assim para melhor acolherem e se fazerem presentes na Celebração Eucarística. O dia terminou em festa refletindo a alegria que cada conviva é chamado a viver, na certeza de que Deus está com cada um.
A Carolina Pereira, conviva do CF 1406, não temeu e dispôs-se a testemunhar e compartilhar a sua experiência nestes dois dias.
E lá rumava ao Santuário de Fátima para o Encontro Nacional dos Convívios Fraternos. O meu primeiro nacional, e com isso o entusiasmo era enorme. Chegada ao Santuário a emoção crescia ao ver tantas cores das dioceses, que estavam ali provavelmente a sentir o que eu estava a sentir.
Viver o sacramento da reconciliação fez-me voltar um pouco ao meu convívio, o reconciliar não só com Deus mas também comigo mesma. Tivemos também o terço na Capelinha das Aparições seguido de procissão de velas, em que o foco era eu e Nossa Senhora, onde ao passar por cada conta do meu terço pude sentir o seu carinho de Mãe.
E chegou a hora do Sarau Conviva, momento muito divertido onde partilhamos o trabalho desenvolvido ao longo do ano com música, dança, risos, e muito mais com a apresentação incrível da nossa “Diva Conviva”.
Passando para o dia seguinte, voltámos a rezar o terço seguido de Eucaristia, onde relembramos a morte e a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Terminamos então o nosso encontro com a festa de despedida, mais um momento de alegria e interação com todos os convivas presentes este ano no santuário.
Foi incrível esta experiência. Obrigada a todos que fizeram estes dois dias, dias incríveis. Obrigada Setúbal por me proporcionarem estes momentos.
E nada temo por sei que Ele está comigo!
Secretariado Diocesano dos Convívios Fraternos de Setúbal