Academia Fé e Cultura promove formação para melhor “ver, ler e compreender” a arte e o património religioso

20220913-academia-fe-cultura-arte-sacra

A Academia Fé e Cultura, da Diocese de Setúbal, promove no último trimestre de 2022 uma proposta formativa para todos os que desejem aprofundar os seus conhecimentos sobre arte e património sacro (sagrado).

O módulo terá início dia 18 de outubro e termina a 13 de dezembro. Decorrerá às terças-feiras, entre as 21h e as 22h30, no auditório do Externato Frei Luís de Sousa, em Almada.

A formação irá decorrer em regime misto (presencial e online via Zoom), podendo os interessados escolher a modalidade em que querem frequentar o módulo.

Esta ação formativa dirige-se a todos os diocesanos, leigos ou consagrados.

Arte e património sacro: ver, ler e compreender!

Porque se empenha, a Igreja, na defesa e preservação do seu património? A resposta deu-a São João Paulo II: “para transmitir a mensagem que Cristo lhe confiou, a Igreja tem necessidade da arte” (Carta aos Artistas, Abril de 1999).

Assim, a Igreja percebeu desde cedo as imensas potencialidades evangelizadoras que a arte guarda e traz em si. Mas muitas das vezes faltam-nos as chaves de leitura para entendermos a arte dos diversos períodos e, por vezes, recusamos a arte num falso pretexto do gosto, que no fundo disfarça apenas a ignorância artística que grassa na nossa educação escolar e familiar.

O presente módulo formativo procura colmatar as falhas na educação artística, ajudando a ver, ler e compreender a arte sacra e o património religioso. Iconografia, arquitetura, escultura, pintura, azulejaria, talha, ourivesaria e têxteis são os temas a ser abordados nas oito sessões que constituem o módulo.

• Formadores: Casimiro Henriques, Dr.ª Joana Rosário e Arq.ª Cristina Branco
  • Datas: 18, 25 de outubro, 8, 15, 22, 29 de novembro e 6, 13 de dezembro de 2022
  • Horário: Terças-feiras das 21h00 às 22h30
  • Local: Externato Frei Luís de Sousa (Almada) e Online (via Zoom)
  • Prazo de inscrição: 14 de outubro

Os formadores

O padre Casimiro Simão Henriques é sacerdote da Diocese de Setúbal. Diretor da Comissão Diocesana de Arte Sacra desde 2010, é licenciado em Teologia, com formação em História da Arte pela Universidade de Navarra, técnicas da Arte pela Universidade Autónoma e especialização em Arquitetura Religiosa, pela Universidade de Arquitetura de Lisboa.

Joana Rosário é membro da Comissão Diocesana de Arte Sacra, sendo Diretora do Inventário Diocesano. Formada pela Universidade Nova de Lisboa em Conservação e Restauro, é sócia-fundadora da Acervo, empresa parceira de diversos organismos nacionais, institutos e fundações, em projetos de conservação e restauro, na área dos arquivos e património artístico.

Cristina Branco é membro da Comissão Diocesana de Arte Sacra, como Diretora do Departamento de Arquitetura e adaptação espaços litúrgicos. Com licenciatura e especialização em Arquitetura Religiosa, pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa. Trabalhou em diversos projetos de construção e adaptação de capelas e igrejas para um grupo privado ligado à área da saúde.

Inscrições

As inscrições decorrem em formulário online: https://bit.ly/Academia-Fe-Cultura-Inscricoes-AP2022

Os custos da formação são suportados pelo próprio formando a título de donativo, estimando-se um valor de 30€ por módulo. Dados para envio do donativo por transferência bancária:

• Entidade: Seminário Diocesano de Setúbal
  • IBAN:  PT50 0007 0000 0086 2275 1962 3 (Novo Banco)

Caso pretenda um recibo de donativo, deve indicar o Número de Identificação Fiscal (NIF) e a morada no formulário de inscrição. O comprovativo de transferência deve ser enviado para o e-mail academiafecultura@diocese-setubal.pt com indicação do nome do formando.

Nota: A abertura dos módulos está condicionada à inscrição de 50 participantes em regime presencial. A participação online tem um limite 100 formandos.

A Academia Fé e Cultura

A Academia Fé e Cultura (AFC), em desenvolvimento na Diocese de Setúbal, tem como intuito oferecer um fórum de reflexão e formação bíblica, teológica e cultural às suas comunidades, em diálogo com a sociedade e como resposta aos desafios da evangelização e da missão nos tempos atuais.

A versão piloto do projeto decorreu nos primeiros meses de 2022 e contou com dois módulos: o primeiro foi sobre o Evangelho de São Lucas, orientado pelo Padre João Lourenço, doutor em Teologia Bíblica e professor catedrático emérito da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. O segundo módulo, realizado nos meses de março e abril, teve como tema a “História da Igreja de Setúbal” e foi ministrado pelo Padre Francisco Mendes, historiador e pároco de Charneca de Caparica.

Para mais informações sobre a Academia Fé e Cultura, contactar academiafecultura@diocese-setubal.pt

Academia Fé e Cultura

15 de Setembro de 2022