Moita: Paróquia e população viveram procissão em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem

20220915-Moita-festa-senhora-boa-viagem-01

No passado domingo, dia 11, a Moita – paróquia e população em geral e ainda visitantes – viveu a procissão em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, sob o tema – esperança de um povo crente.

A situação ainda dramática na Ucrânia foi também um motivo sócio-político, manifestado pela presidência da procissão pelo Padre Ivan Petliak, sacerdote ucraniano presente na nossa diocese desde há alguns anos e pelas cores – azul e amarelo – com que a maioria dos andores – vinte e quatro no total – foram ornamentados.

Ao longo de quase três horas a Moita voltou a viver numa dinâmica de fé explicitada nessa tarde.

Já anteriormente – entre 30 de agosto e 7 de setembro – foi vivida a novena preparatória na festa no dia 8, percorrendo as ‘sete dores’ de Nossa Senhora. Nesta semana – de 12 a 18 – é vivenciado um outro tempo diário de oração na igreja matriz.

De referir ainda que, desde o dia 8 até 18, está patente, na igreja paroquial, uma exposição de símbolos, pendões, imagens e outros artefactos de índole popular religiosa de várias paróquias e comunidades sociais que têm por patrona Nossa Senhora da Boa Viagem. Esta iniciativa é da responsabilidade do ‘Stella maris’ da Moita, tendo sido lançada uma publicação – ‘Nova estrela do mar’ – onde se apresentam diversas colaborações de entidades e pessoas ligadas ao rio Tejo.

Padre António Sílvio Couto, pároco da Moita

15 de Setembro de 2022