JMJ Lisboa 2023: Paróquias da Diocese de Setúbal abrem inscrições para voluntários na Jornada Mundial da Juventude

20220922-jmj-voluntarios-paroquiais

O Comité Organizador Diocesano da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 desafia todos os interessados com idade igual ou superior a 15 anos a inscreverem-se como voluntários nas Paróquias de Acolhimento da JMJ.

Há muitas formas de viver uma Jornada Mundial da Juventude. Uma delas é como voluntário, elemento fundamental para a sua realização.

Com a responsabilidade de acolher muitos milhares de jovens na semana da Jornada, de 1 a 6 de agosto de 2023, as paróquias da Diocese de Setúbal necessitam de muitos voluntários para assegurar todo o serviço necessário.

Nas Paróquias de Acolhimento de Peregrinos (Dioceses de Lisboa, Santarém e Setúbal) poderão inscrever-se voluntários a partir dos 15 anos (se forem menores, terão de ser acompanhados por um voluntário adulto, tutor). Os voluntários deverão ter sentido de responsabilidade, serviço e capacidade para trabalhar em equipa e com autonomia.

O voluntário, dependendo do seu perfil, poderá desempenhar funções diversas, como por exemplo fazer o check-in, prestar informação aos peregrinos, dar apoio na montagem de eventos, elaborar traduções, apoiar no transporte, distribuir pequenos almoços, entre muitas outras necessidades.

Para ser voluntário durante a JMJ Lisboa 2023 deverá ter disponibilidade total durante a semana em que decorre o evento (1 a 6 de agosto 2023) e também na semana anterior.

A inscrição dos voluntários paroquiais é feita diretamente com cada Comité Organizador Paroquial (COP). Caso esteja interessado em fazer parte da base de dados de voluntários que o Comité Organizador Diocesano está a desenvolver, basta que preencha o seguinte formulário. Os dados serão posteriormente enviados ao Comité Organizador Paroquial da respetiva área de residência/paróquia de frequência, a quem compete proceder à inscrição.

Uma JMJ não acontece sem voluntários. Queres ajudar a construir​ o maior evento do mundo?​

Voluntários: perguntas e respostas

O que é um voluntário da JMJ?

Um voluntário da JMJ é alguém que colabora com o seu teu tempo, alegria e capacidades para que outros jovens sejam bem acolhidos na JMJ. São essenciais para a JMJ. Não se faz uma Jornada sem voluntários.

O que faz um voluntário da JMJ?

O voluntário da JMJ está disponível para qualquer serviço. Contudo, dependendo do seu perfil, poderá desempenhar funções diversas, como por exemplo fazer o check-in, prestar informação ou encaminhar peregrinos para espaços, dar apoio na montagem de eventos, elaborar traduções, apoiar no transporte, distribuir água ou comida, limpeza, serviços técnicos, cuidados de saúde, entre muitas outras necessidades.

Qual o perfil de um voluntário da JMJ?

Onde posso ser voluntário?

Há dois tipos de voluntários:

• Voluntários Centrais: Voluntários que participarão na organização das atividades que decorrerão em vários locais em Lisboa, na semana da JMJ Lisboa 2023.
  • Voluntários Paroquiais: Voluntários que participarão na organização das atividades que decorrerão nas Paróquias de Acolhimento.

A Diocese de Setúbal é uma das Dioceses de Acolhimento, pelo que poderá ser voluntário perto da sua área de residência.

Como me posso inscrever como voluntário da JMJ?

Voluntários Centrais: através de uma plataforma online, a abrir brevemente.

Voluntários Paroquiais: a inscrição é feita diretamente com cada Comité Organizador Paroquial (COP). No entanto, caso esteja interessado em fazer parte da base de dados de voluntários que o Comité Organizador Diocesano está a desenvolver, basta que preencha o seguinte formulário. Os dados serão posteriormente enviados ao Comité Organizador Paroquial da respetiva área de residência/paróquia de frequência, a quem compete proceder à inscrição.

Com que idade posso ser voluntário?

Voluntários Centrais: a partir dos 18 anos.

Voluntários Paroquiais: a partir dos 15 anos, desde que acompanhados por um voluntário adulto, tutor.

Tenho de pagar inscrição?

Sim. Será pedido a cada voluntário uma contribuição que lhe dará acesso ao kit de voluntário (mochila, seguro, etc.) e ao encontro final do Papa com os Voluntários. O valor da inscrição ainda não é conhecido.

Sou jovem. Vou poder participar em todos os eventos da JMJ como qualquer outro jovem?

O ideal será que todos participem nos eventos centrais. Contudo, um voluntário é alguém que está ao serviço, pelo que poderá haver situações em que a responsabilidade que lhe foi atribuída não lhe permita estar em todos os eventos. No entanto, haverá um encontro com o Santo Padre exclusivo para os voluntários no final da JMJ Lisboa 2023.

Qual terá de ser a minha disponibilidade?

Para seres voluntário durante a JMJ Lisboa 2023, deverás ter disponibilidade total durante a semana em que decorre o evento (01 a 06 de agosto de 2023) e também na semana anterior (23 a 31 de julho de 2023) para formações presenciais.

Também será pedido para fazer algumas formações online ao longo do ano, a partir de janeiro (em média 20 minutos por mês).

Onde posso obter mais informações?

Se tiveres outras questões sobre o Voluntariado Paroquial para a JMJ Lisboa 2023, envia um e-mail para:

setubal@lisboa2023.org ou voluntariado.setubal@lisboa2023.org

Comité Organizador Diocesano de Setúbal da JMJ Lisboa 2023