comprehensive-camels

Juventude: “Sentido 23” reuniu jovens no início do ano pastoral que culmina com a JMJ Lisboa 2023

20220930-juventude-sentido-23-03

“Levanta-te e testemunha o amor”, foi o tema do primeiro encontro do itinerário Sentido 23 deste ano pastoral. Mais um passo em direção à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que se realiza em Lisboa, em agosto de 2023! 

Este evento deu-se no passado domingo, dia 25 de setembro, na Igreja de Santo André – Barreiro, onde os jovens de Setúbal tiveram a oportunidade de conviver uns com os outros, rezar, cantar e participar em dinâmicas, orientadas pelos grupos de jovens Fénix, Lés a Lés e os Convívios Fraternos. Houve possibilidade, também, para esclarecer as suas dúvidas sobre a JMJ, junto do Coordenador do Comité Organizador Diocesano, João Marques, bem como ouvir 4 testemunhos de pessoas que viram a sua vocação reforçada e/ou confirmada em vivências de Jornadas Mundiais da Juventude: 

Família Fortes – A história do Nuno e da Catarina, que participaram em várias JMJ como elementos ativos e dinamizadores da peregrinação de grupos de jovens às próprias JMJ. Nestes percursos viram reforçada a sua vocação para a família, ainda mais confirmada com o nascimento da pequena Luísa, este ano. 

Clara Martins – Uma jovem que contou a sua vivência pessoal nas JMJ em que participou, com o Caminho Neocatecumenal e a sua família, em diferentes fases da sua vida. A Clara expressou uma enorme alegria de poder participar, em 2023, na JMJ no seu próprio país e desafiou os jovens a abraçar este desafio tão grandioso! 

Tiago e Inês Costa Baptista – O casal, não podendo estar presente, deixou o seu testemunho em vídeo sobre a aventura de peregrinar a uma JMJ, no completar do primeiro trimestre da gravidez da sua primeira filha. Uma vivência marcada pela aprendizagem da maternidade/paternidade, com todos os desafios de uma gestação “fora do sofá”, confiando na graça divina. 

Ir. Margarida Vaz Pinto, aci – A história de uma jovem que se imaginava a constituir família, ser professora, ter filhos… e que foi surpreendida por uma interpelação para a vida consagrada quando peregrinava para a JMJ de Madrid em 2011, com um grupo organizado por sacerdotes Jesuítas e pelas Escravas do Sagrado Coração de Jesus. 

 

Este encontro culminou com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Pe. Luís Matos Ferreira, delegado diocesano para a ação pastoral, e concelebrada pelo Pe. Álvaro Lago, assistente espiritual do Departamento da Juventude. Contou ainda com a animação pelo grupo de jovens da Moita e pelos jovens de S. André. Na homilia, o Pe. Luís desafiou os jovens a desejarem ardentemente a santidade e a inspirarem-se na vida dos santos da igreja, e de um modo particular, nos patronos da JMJ, com a singularidade própria de cada um ali presente! 

O Departamento da Juventude de Setúbal agradece a todos e a cada um, a sua presença, os seus testemunhos, os seus dons e talentos manifestados, num ambiente de comunhão e fraternidade!  

“Levanta-te e continua a testemunhar o amor”! Peçamos a graça de sermos jovens alegres, motivados, perseverantes e empenhados a, juntos, caminharmos “apressadamente”, neste caminho de amor que a Igreja nos propõe ao encontro de Cristo, através das JMJ.  

O Sentido 23 é o itinerário de preparação da Diocese de Setúbal para a Jornada Mundial da Juventude, que se realiza de 1 a 6 de agosto de 2023, em Lisboa. As atividades do Sentido 23 realizam-se no dia 23 de cada mês (ou numa data próxima). 

Departamento de Juventude da Diocese de Setúbal

Partilhe nas redes sociais!
30 de Setembro de 2022