São Sebastião: V Edição de Vinhos com Arte celebrados com Leonor de Freitas

20220930-sao-sebastiao-vinhos-arte-02

Decorreu no dia 25 de Setembro, na Casa Episcopal, um evento para o lançamento da V edição de Vinhos com Arte de S. Sebastião, homenageando em simultânea a Drª Leonor de Freitas, ainda no âmbito da celebração do 100º Aniversário da Casa Ermelinda Freitas.

O P. Casimiro Henriques fez os agradecimentos ao P. Lobato, Administrador Diocesano, a todos os representantes públicos, Presidente e Vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, representante da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Casa Ermelinda Freitas na pessoa da Dra. Leonor de Freitas e a todos os presentes. Os Amigos da Paróquia reiteraram os agradecimentos já feitos, bem como a todos os que os têm vindo a acompanhar ao longo destes cinco anos de acções, e aqui cabe agradecer aos muitos artistas que têm ajudado nesta sua missão de recuperação e preservação do património da Igreja de S. Sebastião, bem como na abertura da  comunidade ao exterior.

Fizeram-se especiais agradecimentos aos oito pintores, que foram convidados a fazer pinturas inéditas para os rótulos das garrafas desta V Edição de Vinhos com Arte de S. Sebastião e foram eles, Alberto Pereira, Ana Isa Férias, P. Clemilson Bernardes, Dália Vale Rêgo, Helena Carvalho Fernandes, Maria José Brito, Pedro Castanheira e Nuno David.

Abriu depois o evento com um momento musical dos parceiros e Amigos, banda e-Vox. Composta por Salvador Peres, na guitarra clássica, Diná Peres na voz e Alberto Pereira ao piano elétrico, apresentou-se com temas musicais do seu reportório, parte deles inspirados em poesia de grandes poetas portugueses como Bocage, Sebastião da Gama e David-Mourão Ferreira. Encantou e inspirou todos os presentes com tão belas melodias. Criado em 2002, o e-Vox assume a música como uma linguagem harmónica e poética e a sua actividade tem-se desenvolvido, sobretudo, em Setúbal, com múltiplas apresentações públicas associadas a eventos culturais de relevo da cidade. O e-Vox é o produtor de todos os seus espectáculos, aparecendo estes sempre associados a outras manifestações de arte, como a poesia, a pintura, a fotografia e o cinema.

Numa segunda parte do evento, tivemos uma interessante e emocionante palestra da Drª Leonor de Freitas. Os Amigos da Paróquia fizeram questão de a homenagear, realçando toda a prestimosa ajuda ao longo dos anos e o pilar fundamental que foi nestas Edições de Vinhos com Arte. Desde o início que deu a sua parceria, accionando desde logo toda a sua generosidade e preocupação social.

A sua vida confunde-se, desde a primeira hora, com a terra e as propriedades da família que a viram nascer. Nasceu em Fernando Pó, fez a escola primária na mesma localidade, o ensino secundário em Setúbal e os estudos superiores em Lisboa no Instituto Superior de Serviço Social.

Apesar de uma carreira profissional bem-sucedida na área de saúde desde de 1976, sempre acompanhou de perto o trabalho na terra desenvolvido pelos seus familiares e muito consolidado pelos seus pais.

Por morte repentina de seu pai Manuel João de Freitas Jr., resolve de imediato ver se consegue dar continuidade ao negócio com a sua mãe Ermelinda. O objetivo era manter o que já existia (a vinha e uma adega tradicional). A Casa Ermelinda Freitas começou como adega em 1920 e hoje é umas das empresas mais conceituadas do país. Tratando-se de uma empresa criada por quatro gerações de grandes mulheres, e ao que parece, a quinta é mais uma mulher a dar continuidade à gestão.

Nestes últimos 30 anos, a Casa Ermelinda passou de 60 hectares de venda de vinho a granel sem marca para 550 de criação de vinho de marca. E com isto, passou de apenas duas castas, para mais de 31 castas. O reconhecimento de todo este trabalho reflete-se em todos os prémios e condecorações atribuídos ao longos dos anos: desde 1999 os vinhos da Casa Ermelinda Freitas, angariaram mais de 2000 prémios a nivel nacional e internacional. Em 2009 ,  Leonor de Freitas teve a grande honra da atribuição da Comenda de Ordem de Mérito Agrícola no dia 10 de Junho de 2009, atribuída pelo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva. O ano 2020 foi o ano com o maior número de prémios alguma vez obtidos, colocando tanto a marca como a própria região de Setúbal em temos de vinhos numa escala internacional.

Leonor de Freitas, afirma que tudo vem de um processo de evolução de trabalho, aprendizagem e muito respeito e agradecimento aos colaboradores e consumidores. Diz que a vida e a sociedade lhes deram muito e ela quer também agora devolver um pouco do que tem à sociedade.

De seguida, a Dra. Joana Freitas complementou a palestra da mãe, fazendo uma muito interessante abordagem às características e castas dos vinhos em questão. Já na gestão da Casa Ermelinda Freitas, mostrou com a sua sabedoria, que tem razão de ser a esperança nela depositada, para representar a quinta geração e ser mais uma mulher a dar continuidade à gestão da empresa.

No final, exatamente antes da prova de vinhos, os Amigos da Paróquia ofereceram uma placa de agradecimento à Dra. Leonor de Freitas por todo o apoio e ainda no âmbito da celebração do centésimo aniversário da Casa Ermelinda Freitas. Foi pois no ano de 2020 que a Casa comemorou os seus 100 anos de existência, mas que a braços com a pandemia, apenas agora foi o momento oportuno para esta homenagem. Agradeceu de forma emocionada a Dra. Leonor, não só a homenagem, bem como por juntarem os seus vinhos à arte, referindo que o vinho para ela é também uma arte. Terminou, dizendo ainda que “O meu sucesso está relacionado com as gerações que trabalharam antes de mim, com a minha família, com a equipa que tenho, com a região e, por fim, com os consumidores. É para eles que a casa vive.”

Isabel Melo, Amigos da Paróquia de São Sebastião

30 de Setembro de 2022