Setúbal: Paróquia da Anunciada celebrou festas em honra de Nossa Senhora da Anunciada

20220930-anunciada-festas-05

De 15 a 25 de Setembro decorreram as Festas em honra de Nª Sr.ª da Anunciada, em Setúbal. Foi a IV edição destas festas e, ao contrário do que aconteceu nos últimos 2 anos, foi possível realizar os eventos num formato mais normal, já num contexto quase sem restrições.

Foram organizados os seguintes eventos:

• de 15 a 23 de Setembro decorreu a Novena, animada pelos vários grupos e movimentos da Paróquia e também com a participação de utentes do Centro Social Paroquial.
  • no dia 16, à noite, nos Claustros da Igreja Paroquial foi o Concerto de Música religiosa por João Mendonza.
  • no dia 17, Sábado, foi o Serão em Festa, um momento de convívio da comunidade paroquial com refeição e espetáculo de variedades com a participação dos jovens da comunidade.
  • no dia 18, Domingo, foi uma Conferência acerca da pintura da Anunciação, recentemente restaurada, que está no tecto da nave central da Igreja de Nª Srª da Anunciada. As oradoras foram Joana Dias e Vanessa Antunes.
  • no dia 24, Sábado, à noite, foi a Procissão de Velas.
  • no dia 25, Domingo, foi o Cortejo Motorizado, a Benção dos Capacetes, no Largo José Afonso, em pareceria com o Motoclube de Setúbal e o Cortejo Automóvel, com a Imagem peregrina de Nª Srª da Anunciada. Pelas 19h, foi a Missa Solene, na Igreja Paroquial de Nª Srª da Anunciada.

As Festas em honra de Nª Srª da Anunciada, após um interregno de cerca de 15 anos, foram revitalizadas em 2019, no seguimento de um diálogo muito alargado, que envolveu a comunidade paroquial, as colectividades locais, a União das Freguesias de Setúbal e a Câmara Municipal de Setúbal.

Estas Festas têm como ponto alto a Procissão, que ficou fixada no último Sábado/Domingo do mês de Setembro.

Continuamos a valorizar de forma especial a Solenidade da Anunciação do Senhor, que continua a ter uma importância singular na vida desta comunidade paroquial. Neste próximo ano de 2023 iremos assinalar e festejar os 470 anos da fundação da Paróquia, que aconteceu no dia 14 de Março de 1553.

Padre Fernando Paiva, pároco de Nossa Senhora da Anunciada (Setúbal)

30 de Setembro de 2022