Clero: Reunião plenária de início de ano teve a JMJ Lisboa 2023 como tema principal

20221004-plenario-clero-02

No passado dia 4 de outubro, o clero diocesano reuniu-se em plenário, no Seminário de Almada, para dar início ao novo ano pastoral que tem como principal prioridade a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

No início da sessão plenária, o Administrador Diocesano, Padre José Lobato afirmou que este é “um acontecimento da Igreja toda com o objetivo de a rejuvenescer a partir da novidade que os jovens, iluminados e fortalecidos pelo Espírito de Deus, transmitirão à Igreja e ao mundo”.

O Padre José Lobato referiu ainda que “os jovens são chamados a evangelizar o mundo de hoje” e que “é preciso convencê-los do seu protagonismo, da sua importância para a renovação da Igreja e do mundo”, lembrando que os “frutos da Jornada dependem de todos, quaisquer sejam as tarefas específicas de cada um e de cada comunidade”.

Destacando os aspetos espirituais e logísticos que envolvem a Diocese de Setúbal na preparação da JMJ Lisboa 2023, o Administrador Diocesano pediu aos sacerdotes para terem presentes “os grandes objetivos desta JMJ, em especial as orientações do Sínodo dos Bispos sobre ‘Os Jovens, a fé e o discernimento vocacional’, e a Exortação Apostólica do Papa Francisco ‘Cristo vive’.”

Ana Lúcia Agostinho, coordenadora do Departamento de Juventude, e João Marques, coordenador do Comité Organizador Diocesano para a JMJ Lisboa 2023, estiveram presentes neste Plenário do Clero, e apresentaram o ponto de situação desta preparação espiritual e logística já em andamento na Diocese de Setúbal, nomeadamente, a Peregrinação dos Símbolos da JMJ, que se realiza já no próximo mês de novembro, o acolhimento de peregrinos, a inscrição de voluntários, entre outros aspetos.

Foi, ainda, apresentado, o módulo da Academia Fé e Cultura – Arte e património sacro: ver, ler e compreender! – que terá início dia 18 de outubro e termina a 13 de dezembro. Decorrerá às terças-feiras, entre as 21h e as 22h30, no auditório do Externato Frei Luís de Sousa, em Almada.

No que respeita à Formação Permanente do Clero, foram apresentadas as datas dos encontros previstos para o ano pastoral 2022-23 pelo Padre Fernando Paiva, responsável diocesano deste setor, destacando a jornada inter diocesana das dioceses do Sul, no Algarve, entre os dias 16 e 19 de janeiro de 2023.

AS

10 de Outubro de 2022