Cursilhos de Cristandade: “Fortalecer todos e cada um, no seu caminho para a santidade”

20221013-cursilhos-ultreia-diocesana-02

O salão paroquial da Igreja de Nossa Senhora da Anunciada, em Setúbal, recebeu, no dia 6 de outubro, a primeira Ultreia Diocesana do Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC).

Inserida no calendário de atividades, esta Ultreia acolheu todos quantos ouviram o chamamento do Senhor para participarem neste ato do MCC. E tantos que foram que, com enorme entusiasmo, chegaram a Setúbal oriundos de todos os grupos das várias Vigararias da Diocese!

Quis o Senhor chamar para reitora da Ultreia, Lourença Jorge, da Paróquia de S. José, de Setúbal, a qual, com os seus muitos anos de serviço ao movimento e com toda a sua generosidade, conduziu os trabalhos, após a oração inicial feita pelo nosso Diretor Espiritual, o Padre Miguel Aves.

Desta feita, a partilha do seu 4º Dia coube ao nosso irmão João Maria Salvado, Cursilhista da Paróquia de Nossa Senhora da Anunciada, e que fez o 123º Cursilho de Homens.

O João, no seu rollo (testemunho), deu a conhecer a todos os presentes o contexto de vida em que se encontrava antes do Cursilho e como o Senhor, nos Seus desígnios, ao cruzar os nossos caminhos, nos mostra, por circunstâncias da vida e por sinais, que Ele é o caminho, a verdade e a vida!

Ao rollo do João seguiram-se diversas partilhas dos irmãos que, verdadeiramente, empolgados e com uma alegria contagiante, vieram, sem exceção, fazer ressonância ao que tinha sido partilhado no rollo escutado.

Foi unânime o sentimento de que, nesta Ultreia, se viveu a sua verdadeira finalidade, já que impelidos pelo rollo proclamado e pelos testemunhos entusiasmados e entusiasmantes uns dos outros, foi possível fortalecer todos e cada um dos presentes, no seu caminho para a Santidade, levando aos seus grupos o impulso para a ação, no compromisso para a evangelização dos ambientes.

A seguir à reflexão e à oração final, feita pelo Padre Miguel Alves, cantou-se, em jeito de conclusão, o “De Colores”, em clima de genuína amizade a Cristo e aos Irmãos!

De Colores!

Isabel Camacho, Cursilhista da Paróquia do Divino Espírito Santo do Montijo