comprehensive-camels

Convívios Fraternos: “Santidade, Bilhete de Ida para o Céu” – Ano pastoral 2022/2023

20221021-convivios-fraternos-ano-pastoral-santidade-01

O novo ano pastoral do movimento dos Convívios Fraternos será dedicado ao tema da “Santidade”, esta que é o “Bilhete de Ida para o Céu”.

Este movimento juvenil, na Diocese de Setúbal, propõe o retorno das atividades com o tema “Santidade”, refletindo e experienciando o ser santo na simplicidade, “vestindo as calças de ganga”. Os santos foram pessoas como nós que falharam e duvidaram, mas mesmo assim encontraram o caminho para o Céu e é isso que o movimento pretende mostrar aos seus jovens convivias, que o caminho da santidade pode ser mais simples do que aquilo que se possa imaginar.

Tal como em anos anteriores, este tema irá acompanhar os momentos cruciais do ano como o encontro diocesano, a 25 de junho de 2023, e os encontros vicariais, que ocorrem ao longo dos meses do ano pastoral.

 

Os encontros vicariais são uma oportunidade para os convivas estarem juntos e crescerem na fé. Álvaro, representante vicarial do Seixal, partilha um pouco da sua experiência nestes encontros:

A minha experiência, enquanto conviva, nos encontros vicariais tem sido interessante. Descobri várias ideias que não possuía a mínima noção que funcionavam assim, antes de ser conviva. O facto de debater, em equipa, os diversos temas que são abordados nos encontros, contribui para ajudar a aumentar a minha caminhada na fé enquanto cristão. É de louvar todos estes poderes que Deus nos traz e que permite que nos possamos tornar cada vez mais fortes na fé. E, como maneira de contribuir para que isto se torne cada vez mais amplo, aceitei ser representante vicarial do movimento, assumindo o ato de servir para com a comunidade conviva, sempre com esta chama acesa que nos permite lembrar que Deus está sempre connosco e que temos muito a aprender com Ele, sendo os Convívios Fraternos um recurso muito importante para que esta relação esteja sempre saudável. Deus connosco, conviva da paz e do amor.Álvaro, CF 1413

Mariana, representante vicarial da Caparica, testemunha também a sua opinião:

Vivemos tempos atribulados que nos podem levar a uma grande agitação interna. Tempos que nos podem fazer questionar, duvidar e que nos dificultam a manter a chama acesa neste nosso 4º Dia. Os encontros vicariais permitem-me manter esta chama acesa. A refletir sobre este caminho com e para Deus, dentro de uma rotina diária que tantas tentações e desvios nos apresenta. Ser representante deste movimento é ajudar e guiar os outros neste caminho, mas também ser guiada num caminho de todos nós, que fazemos em conjunto dentro de um corpo místico.Mariana Ramos, CF 1318

 

O caminho neste ano pastoral terá início no dia 29 de outubro, às 21h15 na Igreja Paroquial da Aldeia de Paio Pires, com uma Vigília de Oração para todos os convivas da Diocese.

O movimento pretende continuar a realização dos Convívios Fraternos prevendo a realização de convívios no Carnaval (17 a 20 de fevereiro) e no fim de semana do Dia do Trabalhador (28 de abril a 1 de maio).

A “Santidade” está ao virar da esquina e o tema do ano irá mostrar isso mesmo aos Convivas de Setúbal.

Secretariado Diocesano dos Convívios Fraternos

Partilhe nas redes sociais!
21 de Outubro de 2022