Cursilhos de Cristandade: “Pés firmes no chão, mas os olhos sempre postos nos Céus” – 138º Cursilho de Homens

20221103-cursilhos-cristandade-138-homens-03

Realizou-se no final da tarde do passado dia 23 de outubro, no Santuário do Cristo Rei, em Almada, a celebração de encerramento do 138.º Cursilho de Homens do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) da Diocese de Setúbal, o qual decorreu entre 20 e 23 de outubro, na Casa de Oração de Santa Rafaela Maria, em Palmela.

Disseram o seu sim a Cristo, 10 novos “valentes”, de diversas Vigararias da Diocese; os quais foram acompanhados pelos diretores espirituais: Padre Miguel Alves e Padre José Raposo, e pela respetiva equipa de leigos, que teve por reitor do Cursilho, Olivério Jorge e por vice-reitor, Manuel Perdigão.

Foi com grande alegria e de uma forma espiritualmente elevada que os novos cursilhistas testemunharam as transformações sentidas no seu Cursilho, bem como pretendem viver o seu quarto dia.

Contámos igualmente com testemunhos bastante emotivos por parte de alguns antigos cursilhistas, que incidiram sobre a experiência do seu 4º dia e transmitiram conselhos aos “novos”, sobre como viver o pós-cursilho, ou seja, o 4º dia. E de forma transversal foi por todos testemunhada a importância dos três pilares para alimentar a nossa Fé em Cristo: o Estudo a Piedade e a Ação.

Os diretores espirituais, mencionaram o encontro com Cristo que acontece durante o Cursilho de Cristandade, o que, sem o auxílio de Deus, não seria possível.

Referiram ainda, que estes “novos” são grandes e abençoados homens, aconselhando-os a que mantenham os pés firmes no chão, mas os olhos sempre postos nos Céus.

No final lançou-se um repto aos “novos” cursilhistas, que foi o de nunca se afastarem de Deus e contarem sempre com a ajuda de todos os irmãos!

Cristo conta connosco!

De Colores.

Patrícia Costa (Cursilhista da Paróquia de Nossa Senhora do Livramento – Sobreda)

03 de Novembro de 2022